Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mineirinho e Fanning são eliminados e título será decidido no Havaí

O título da temporada 2015 da Liga Mundial de Surfe (WCT) será mesmo decidido na última etapa, na famosa praia de Pipeline, no Havaí. O australiano Mick Fanning e o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, os dois primeiros colocados no ranking, foram eliminados neste domingo (25) na etapa de Peniche, em Portugal, adiando a definição para a disputa final em dezembro.

Principal concorrente do australiano Mick Fanning na briga pelo troféu, Mineirinho viu o rival ser eliminado pelo luso Frederico Morais na sexta bateria da terceira rodada, disputada neste domingo nas águas portuguesas de Peniche. Dependendo de uma vitória para reassumir a liderança, o brasileiro não soube aproveitar a vantagem e acabou derrotado pelo local Vasco Ribeiro na bateria seguinte.

Contra Fanning, Morais conquistou nota 9.13 em sua primeira onda, e obrigou o tricampeão a correr atrás do prejuízo. O australiano respondeu com 8.40, mas não foi suficiente para evitar a derrota por 16.03 a 14.40 e abrir caminho para o segundo colocado superá-lo.

Na bateria de Mineirinho, Ribeiro largou na frente com nota 5.93. Inspirado pela possibilidade de vestir a camiseta amarela, o brasileiro ultrapassou o português ao somar 5.77 e 6.03 (11.80). O surfista da Brazilian Storm liderou até os 10 minutos finais, quando o luso, apoiado pela torcida, fez boas manobras, conquistou 8.43 e assumiu a ponta. O vice-líder até tentou reagir, mas não deu sorte com as ondas e foi eliminado.

O domingo realmente não foi um bom dia para os líderes. Terceiro colocado, o australiano Owen Wright caiu para o brasileiro Caio Ibelli na repescagem (13.33 a 12.37), enquanto Julian Wilson, em quarto, não passou do haviano Mason Ho (13.93 a 13.06). O norte-americano Kelly Slater, na sétima posição, não resistiu ao compatriota Brett Simpson (13.54 a 8.06) e também está fora. Os resultados apimentam a briga pelo título, que só será definido na última fase, na tradicional etapa de Pipe Masters, no Havaí.

Quem teve as esperanças renovadas foi Filipinho Toledo. Em sexto lugar, quase 10 mil pontos atrás de Fanning, o brasileiro destruiu o Mason Ho na terceira rodada (14.70 a 2.76) e segue vivo na corrida pelo troféu. Gabriel Medina, quinto colocado, vai disputar a última bateria da rodada contra o compatriota Ibelli. Se vencer, o atual campeão mundial verá as chances de brigar pelo bicampeonato aumentarem consideravelmente.