Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Milhares de torcedores enchem ruas da Itália para acompanhar final da Euro

Roma, 1 jul (EFE).- Milhares de pessoas, muitas deles vestidas com camisas com as cores da seleção nacional e segurando a bandeira do país, já enchem as praças das principais cidades da Itália para assistirem à final da Eurocopa de 2012, contra a Espanha.

Para apoiarem a ‘Azzurra’, os torcedores precisam encarar um forte calor. Em alguns locais, como em Roma, a temperatura chega a 41 graus. O maior número de pessoas se está concentrando no Circo Massimo, próximo ao Coliseu, na capital.

Para evitar insolações e outros problemas de saúde, a Defesa Civil vem reidratando as pessoas e deverá distribuir 300 mil garrafas de água.

No entanto, não são apenas torcedores da Itália que passam pelas ruas de Roma. Alguns espanhóis, a maior parte deles turistas, compareceram a uma missa celebrada pelo papa Bento XVI no Vaticano com bandeiras do país.

Milhares de policiais e 300 agentes municipais controlam a segurança na capital, onde também foram instalados telões em outros locais tradicionais, como a Piazza del Popolo e o Estádio Olímpico.

A final mobiliza todo o país e causou o cancelamento de alguns eventos tradicionais, como a procissão de São Calogero, em Agrigento, no sul da ilha da Sicília, que acontecerá apenas após a partida. Por sua vez, a Ópera de Roma cancelou o espetáculo ‘Giselle’.

Para facilitar o fluxo dos romanos, as linhas de metrô permanecerão abertas até a 1h30, e algumas ruas foram fechadas para automóveis.

Assim como em Roma, foram instalados telões de televisão na Praça do Duomo (Milão), na Praça Maior (Bolonha), no Lungomare (Nápoles) e em Palermo, onde nasceu Mario Balotelli, o herói da seleção italiana, que marcou os dois gols contra Alemanha nas semifinais. EFE

jl/dr