Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

México bate EUA nos pênaltis e luta pelo título da Copa América

O México é o primeiro credenciado a lutar pelo título da Copa América de futebol de areia, disputada em Rio Quente, interior de Goiás. O time conquistou neste sábado sua segunda vitória em dois jogos no torneio, ao derrotar os Estados Unidos. O triunfo sobre os norte-americanos foi mais difícil do que o esperado, no entanto. O tempo regulamentar e a prorrogação terminaram empatados por 3 a 3 e o vencedor do duelo saiu na decisão de pênaltis, em que os mexicanos fizeram 3 a 2.

A rede foi balançada pela primeira vez em Rio Quente com Plata, que abriu o placar para o México aproveitando falha da defesa norte-americana. Ainda na primeira etapa, Rodriguez participou de boa trama ofensiva com Astorga em frente à meta adversária e bateu para empatar o confronto.

O México retornou à frente do marcador, em bom chute cruzado de Villalobos, a 10min11s do fim do segundo tempo de partida, mas a liderança do placar durou pouco. Após chute rasteiro cruzado, Nunez desviou de letra e mandou a bola para o fundo da meta defendida por Robles. O arqueiro mexicano ainda impediu a virada, ao defender com o rosto o voleio dado por Gil. Já o goleiro norte-americano Toth pouco teve a fazer quando Moscou bateu falta a centímetros da área e anotou o terceiro gol dos mexicanos.

O placar voltou a ficar igual nos primeiros minutos da terceira etapa, com outro tento de Nunez, que partiu em velocidade pela esquerda e tocou por cima do goleiro.O tempo regulamentar terminou empatado por 3 a 3 e a partida foi para a prorrogação. Cautelosas, as duas equipes não se expuseram durante o período extra, que terminou sem gols. A decisão do vencedor acabou na disputa de pênaltis. Estados Unidos e México converteram suas duas primeiras cobranças, mas Moscou desperdiçou a terceira tentativa mexicana nas mãos de McAndrews. Astorga só precisava fazer para dar a vitória aos EUA, mas Robles também defendeu o tiro.

Com a esperança mexicana renovada, Lopez foi para a cobrança do quarto pênalti e mandou a bola no ângulo. Na sequência, o goleiro Robles voltou a brilhar e voou em seu canto esquerdo para defender a cobrança do canhoto Spitz e garantir a segunda vitória do México na Copa América.

*’O repórter viaja a convite da organização do torneio’