Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Messi faz quatro e Barça vence na despedida de Guardiola ao Camp Nou

O confronto entre Barcelona e Espanyol deste sábado representava mais do que a disputa pelos três pontos no já definido Campeonato Espanhol ou mesmo uma medição de forças do clássico catalão. O jogo, vencido pelo Barcelona por 4 a 0 com todos os gols marcados por Lionel Messi, marcou o fim de uma era: foi a despedida do técnico Pep Guardiola à casa do time azul-grená, o Camp Nou.

A partida teve diversas homenagens ao treinador. Antes do início do duelo, o nome do comandante ecoou pelos alto-falantes enquanto a torcida exibia grandes bandeiras com o nome e a imagem do ex-jogador do clube. Após o final do jogo, o catalão, que conquistou 14 títulos pelo Barça em seus quatro anos de passagem, foi ao centro do gramado para discursar.

Dentro de campo, a equipe azul-grená se adiantou rapidamente no placar. Logo após Thiago Alcântara desperdiçar uma boa chance com um chute fraco ao receber dentro da área aos 11 minutos, Messi balançou as redes ao cobrar falta marcada sobre Alexis Sánchez perto da meia-lua.

O Espanyol quase empatou justamente em cobrança de falta quando, aos 15 minutos, o chute de Verdú passou à esquerda do gol de Pinto. Aos 28 minutos, Cristian Álvarez começou a se destacar ao sair bem do gol para roubar a bola de Keita na área. Dois minutos depois, o goleiro argentino saltou para rebater um chute perigoso de Iniesta.

O autor do gol do título da Copa do Mundo da Espanha continuou levando perigo pela esquerda do ataque no segundo tempo. Aos oito minutos, um chute seu levou perigo, passando à esquerda do gol do Espanyol. O árbitro Teixeira Vitienes flagrou mão na bola na área de Cristian Gómez e marcou o pênalti. Na cobrança, Messi bateu no canto direito e marcou seu segundo gol na partida.

O Espanyol tentava diminuir a diferença e chegou perto com Weiss aos 29 minutos. O eslovaco chegou a tirar o goleiro Pinto da jogada, mas ficou sem ângulo para bater. No lance seguinte, Messi não perdoou e completou seu hattrick ao arrancar pela esquerda do ataque e superar Álvarez com um chute cruzado.

Aos 34, Sergio Busquets foi derrubado na área e mais um pênalti foi marcado para o Barcelona. O camisa 10 novamente bateu, marcou e chegou aos 50 gols no Campeonato Espanhol, abrindo cinco gols de vantagem sobre Cristiano Ronaldo na disputa pela artilharia do nacional.

Atlético de Madri vira sobre o Málaga em duelo direto por vaga na Liga dos Campeões

Em outro confronto de importância na rodada do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madri enfrentou o Málaga em casa em confronto decisivo na disputa por uma vaga para a Liga dos Campeões.

Os madrilenhos saíram atrás sofrendo gol de Eliseu, mas Koke e Adrián López viraram o jogo para garantir a vitória por 2 a 1. Com isso, a equipe chegou aos 53 pontos, dois atrás do quarto lugar Málaga, e mantém as esperanças de chegar à quarta posição na última rodada.

Confira os resultados da rodada do Campeonato Espanhol:

Athletic Bilbao 0 x 0 Getafe

Atletico Madrid 2 x 1 Malaga

Barcelona 4 x 0 Espanyol

Granada 1 x 2 Real Madrid

Mallorca 1 x 0 Levante

Osasuna 1 x 0 Real Sociedad

Sevilla 5 x 2 Rayo Vallecano

Sporting Gijon 2 x 1 Real Betis

Valencia 1 x 0 Villarreal

Zaragoza 2 x 1 Racing Santander