Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Messi, Cristiano e Neuer concorrem à Bola de Ouro

<p>Destaque da Alemanha e do Bayern, goleiro desafia os maiores craques dos últimos anos. Entre as mulheres, Marta brigará pela sexta conquista</p>

Por Da Redação Atualizado em 11 jan 2022, 19h11 - Publicado em 1 dez 2014, 14h19

Messi, Neuer e Cristiano Ronaldo
Messi, Neuer e Cristiano Ronaldo VEJA

A Fifa anunciou também os três finalistas ao Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano: James Rodríguez e Robin Van Persie concorrem com a jogadora irlandesa Stephanie Roche.

O argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o alemão Manuel Neuer são os três finalistas ao prêmio Bola de Ouro da Fifa como melhores jogadores do ano. Os três foram anunciados nesta segunda-feira pela entidade, que organiza a premiação em parceria com a revista France Football. O vencedor será anunciado no dia 12 de janeiro, em Zurique (Suíça). O argentino e o português já são figurinhas carimbadas na premiação. Messi aparece entre os três primeiros pela oitava vez (desde 2007 é indicado e fica entre os dois melhores), enquanto Cristiano Ronaldo, de 2007 para cá, só não esteve entre os finalistas em 2010 (ganhou em 2008 e 2013 e foi três vezes vice de Messi).

Leia também:

Ribéry critica Bola de Ouro: ‘Ainda há muita política’

Neuer vê Bola de Ouro distante: ‘Não poso de cuecas’

Suárez, excluído do Bola de Ouro: ‘Dói, mas terá revanche’

Confira a lista dos 23 indicados à Bola de Ouro da Fifa

Sem Neymar, Cristiano e Messi, Fifa revela os ‘gols do ano’

Cristiano Ronaldo: ‘Quero ser o melhor da história’

Neuer aparece pela primeira vez entre os finalistas, como representante da Alemanha, campeã da Copa do Mundo. Desde 2002 nenhum goleiro era indicado entre os três melhores do ano. Naquele ano, o também alemão Oliver Kahn, goleiro do Bayern de Munique, chegou à final e foi superado por Ronaldo. Até hoje, o único goleiro a vencer a Bola de Ouro foi o soviético Lev Yashin. O ex-goleiro do Dínamo de Moscou, apelidado de Aranha Negra, levou o prêmio em 1963, quando era oferecido apenas pela France Football. Além dele, o único defensor a levar o prêmio foi o italiano Fabio Cannavaro, em 2006.

Continua após a publicidade

Puskas e Marta – A Fifa anunciou também os três finalistas ao Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano: James Rodríguez e Robin Van Persie concorrem com a jogadora irlandesa Stephanie Roche. O colombiano foi indicado por seu gol contra o Uruguai, enquanto o holandês concorre com o gol de peixinho contra a Espanha, ambos na Copa do Mundo no Brasil. Roche entrou na disputa pelo gol anotado com a camisa do Peamount United. A votação é aberta ao público no site da Fifa, ao contrário da eleição de Melhor do Mundo, feita por jornalistas e capitães das seleções.

Continua após a publicidade

Entre as candidatas ao prêmio de melhor jogadora do ano, a brasileira Marta foi indicada novamente e brigará por sua sexta conquista contra a alemã Nadine Kessler e a americana Abby Wambach. Marta levou a Bola de Ouro entre 2006 e 2010. Entre os técnicos, os indicados foram o argentino Diego Simeone, campeão espanhol com o Atlético de Madrid, o alemão Joachim Löw, campeão mundial pela Alemanha, e o italiano Carlo Ancelotti, vencedor da Liga dos Campeões pelo Real Madrid. No feminino, os alemães Ralf Kellermann, do Wolfsburg, e Maren Meinert, da seleção alemã, sub-19, concorrem com o japonês Norio Sasaki da seleção de seu país.

http://videos.abril.com.br/veja/id/7244d46d73a28e9627d079a1bbacbef2

Robin van Persie

13 de junho de 2014, Espanha x Holanda, Copa do Mundo

http://videos.abril.com.br/veja/id/79ac35a47dab39da8e9bf8c979bebdec

James Rodriguez

28 de junho de 2014, Colômbia x Uruguai, Copa do Mundo

https://youtube.com/watch?v=dyiI2jZTnhU%3Frel%3D0

Stephanie Roche

20 de outubro de 2013, Peamount United x Wexford Youths, Campeonato Irlandês

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade