Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mergulhada na crise, Lusa tenta salvar semestre diante do Juventude

‘Do céu ao inferno em quatro meses’, ‘O fim da lua de mel’ e ‘Revolta e tristeza no Canindé. Já não são poucas as frases e os adjetivos para descrever a crise vivida pela Portuguesa no início deste ano, mas os lusitanos tentarão esquecer tudo isso pelo menos por 90 minutos na noite desta quinta-feira, às 19h30 (de Brasiília). Diante da sua torcida, a equipe tenta bater o Juventude por uma diferença de três gols ou mais para se classificar às oitavas de final e salvar os objetivos do semestre.

Além de todo o entorno da partida, que pode amenizar os ânimos dos torcedores, ao menos um triunfo já daria aos comandados do técnico Jorginho uma força maior para buscar uma vitória diante do Mirassol, fora de casa, no final de semana, garantindo a permanência na Série A1 do Campeonato Paulista.

O discurso do treinador já aponta neste sentido. ‘Vamos ter duas decisões importantes esta semana e precisamos nos manter o mais focado possível. Primeiro vamos enfrentar o Juventude pela Copa do Brasil para tirar a diferença do jogo lá de Caxias. Teremos os desfalques do Henrique e do Rogério e só defino o time momentos antes da partida’, analisou.

Bem como o treinador falou, o zagueiro Rogério e o meia Henrique, suspensos devido ao terceiro cartão amarelo e por ter sido expulso, respectivamente, são as ausências para o embate. Na zaga, as opções são a entrada do garoto Diego ou a improvisação de um volante.

No meio, o mais provável é que Ananias recue para a armação e Rodriguinho entre no ataque, configurando uma formação mais ofensiva. O estreante Wilson Matias também pode pintar nesta formação, mesmo tendo sido regularizado apenas nesta quarta. Weverton também retorna ao gol no lugar do criticado Rodrigo Calaça.

Além da maior vocação atacante, os rubro-verdes apostam na força, mesmo que abalada, do seu estádio. Lá, nesta temporada, foram as únicas vezes que o time conseguiu um resultado que lhe daria a vaga. E foram três oportunidades: 3 a 0 contra Comercial e Botafogo-SP, pelo Paulista, e 4 a 0 frente ao Cuiabá, na Copa do Brasil.

Porém, do outro lado, os campeões de 1999 vêm dispostos a manter a vantagem e conseguir o seu posto nas oitavas. Já eliminado do Campeonato Gaúcho, o técnico Alexandre Barroso decidiu poupar os seus titulares na última rodada do Estadual, mostrando claramente que a prioridade é a Copa.

‘Fizemos um bom jogo em casa e agora temos que atuar com inteligência para aproveitar a vantagem. Vamos procurar fazer mais um gol, que nos dará tranquilidade em campo’, comentou o volante Nem. Jonatas Belusso, autor dos dois gols na ida, está confirmado.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA x JUVENTUDE

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)

Data: 12 de abril de 2012, quinta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Assistentes: Janette Arcanjo e Marcus Gomes (ambos de MG)

PORTUGUESA: Weverton; Luis Ricardo, Renato, Diego (Wilson Matias) e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Boquita e Ananias; Rodriguinho e Ricardo Jesus

Técnico: Jorginho

JUVENTUDE: Follmann; Elder Granja, Rafael Pereira, Ricardo Filho e Alex Telles; Cleber Monteiro, Léo Maringá, Jardel, Nem e Ramiro; Jonatas Belusso

Técnico: Alexandre Barroso