Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Melo é 1º brasileiro na decisão do ATP Finals desde Guga

Ao lado do croata Ivan Dodig, o brasileiro Marcelo Melo conquistou neste sábado uma inédita classificação à decisão de duplas do ATP Finals, em Londres. Agora, eles querem o título – que seria o primeiro de um tenista brasileiro desde Gustavo Kuerten. Mesmo antes de conhecer a dupla adversária na decisão, o tenista de Belo Horizonte demonstrou confiança para o duelo de domingo na arena O2. Melo e Dodig garantiram a vaga na final derrotando o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 10-6, neste sábado. É a primeira vez que o Brasil tem um atleta na decisão da chave de duplas do torneio que encerra a temporada.

Leia também:

Djokovic se garante como o número 1 do mundo em 201

“Vai dar, claro. Agora é relaxar até amanhã, dar uma descansada e montar uma estratégia porque chegou a hora de ganhar este torneio”, afirmou Melo ao Sportv. Os adversários na decisão sairiam do jogo entre os franceses Julien Benneteau e Edouard-Roger Vasselin contra os americanos Mike e Bob Bryan. Esta é apenas a segunda participação do mineiro no ATP Finals. Na temporada passada, ele e Dodig estrearam no torneio e chegaram à semifinal, mas na ocasião foram derrotados por David Marrero e Fernando Verdasco. Em 2013, o Brasil ainda teve Bruno Soares jogando ao lado de Alexander Peya na semifinal, mas a parceria caiu diante dos irmãos Bryan.

Antes da ascensão de Melo e Soares no circuito profissional, o Brasil teve apenas duas participações na chave de duplas do Finals. Em 1983, Carlos Kirmayr e Cássio Mota formaram uma dupla completamente nacional. Em 2000, Jaime Oncins atuou ao lado do argentino Daniel Orsanic. Na chave de simples do torneio, o Brasil tem o título de Gustavo Kuerten em 2000. Na ocasinao, o catarinense venceu a competição, então chamada de Masters Cup e disputada em Lisboa, e assumiu a liderança do ranking mundial pela primeira vez na carreira. Ele se aposentou com 43 semanas na posição de honra da lista da ATP.

(Com agência Gazeta Press)