
Em confronto mais complicado que o esperado, o suíço Roger Federer bateu o francês Nicolas Mahut por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6, 6/2 e 7/5 e avançou às oitavas do torneio de Roland Garros. O número três do mundo enfrenta agora o belga David Goffin, número 109 do mundo, em busca de vaga nas quartas de final do Grand Slam.
Mais eficiente nas devoluções, Federer conseguiu quebras em momentos cruciais das parciais. No primeiro set, o suíço vencia por 3/2 quando conseguiu o break, sacando para abrir 5/2 e apenas administrar a vantagem até fechar em 6/3.
No set seguinte, porém, Federer vacilou enquanto sacava pressionado pelo 4/5, cedeu a quebra e viu Mahut empatar a partida em 1 a 1.
O resultado desfavorável acordou o suíço, que voltou a comandar as parciais seguintes. Além de sacar com extrema facilidade, Federer voltou a ser melhor nas devoluções, conseguiu duas quebras e abriu 5/1, sacando após confirmação de Mahut para fechar em 6/2.O placar desfavorável obrigou Mahut a equilibrar a quarta parcial, a mais longa da partida. Após sequência de confirmações, Federer conseguiu a quebra para abrir 4/3. O francês, porém, conseguiu a devolução, mantendo esperanças de levar a partida para o quinto e decisivo set.
Nova quebra, porém, levou Federer a sacar em 6/5. Com tranquilidade e eficiência, o suíço não teve dificuldades para confirmar o game e fechar a parcial, garantindo presença nas oitavas de final do aberto francês.
O suíço enfrenta agora o belga David Goffin, uma das surpresas da competição, que bateu o polonês Lucazs Kubot em apenas três sets, parciais de 7/6(7-4), 7/5 e 6/1, em busca de vaga nas quartas de final do aberto francês.