Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Medalhista olímpico, Ryan Lochte é pego no doping por causa de foto

Atleta publicou, nas redes sociais, imagem em que aparecia recebendo uma injeção

O nadador americano Ryan Lochte, de 33 anos, foi suspenso por catorze meses de competições por violação das regras antidoping. O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada). A investigação começou a partir de uma foto postada pelo atleta em seus perfis nas redes sociais.

Lochte, que tem doze medalhas olímpicas, publicou em maio uma foto em que aparece recebendo uma injeção. Ao ver a imagem, a Usada abriu investigação e optou pela suspensão do nadador. “Lochte recebeu infusão intravenosa de substâncias permitidas em uma clínica de infusão”, informou a entidade no anúncio da suspensão. “O atleta precisaria estar hospitalizado ou ter recebido autorização prévia da Usada, o que não aconteceu”, concluiu a agência.

É o segundo gancho de Lochte em dois anos. Durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016, ele criou confusão em um posto de gasolina e inventou um assalto. O incidente lhe custou dez meses de suspensão. O novo gancho vai até julho de 2019 e atrapalha a preparação do nadador para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Para além das controvérsias, o nadador carrega grandes feitos, como seis medalhas de ouro olímpicas, 36 ouros em campeonatos mundiais e quatro recordes mundiais.