Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

McLaren na primeira fila do GP da Austrália, Vettel em 6º

O britânico Lewis Hamilton (McLaren) largará na pole position no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, a primeira corrida da temporada 2012, ao cravar o melhor tempo do treino classificatório, seguido pelo companheiro de equipe e compatriota Jenson Button, enquanto o atual bicampeão do mundo, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) sairá apenas em sexto.

A segunda fila terá o francês Romain Grosjean (Lotus) e o alemão Michael Schumacher (Mercedes).

Os brasileiros não tiveram um bom treino de classificação: Bruno Senna (Williams) vai largar na 14ª posição e Felipe Massa (Ferrari) na 16ª.

“Não estou muito satisfeito com a minha atuação, mas é apenas a primeira sessão do ano. Teremos outras 19 na temporada e espero que, com a experiência, vamos melhorar”, declarou Senna.

Hamilton espera tirar proveito da pole para levar vantagem na corrida deste domingo.

“É uma sensação fantástica e uma maneira incrível de começar a temporada para mim e para todo a equipe, mas sabemos que é apenas sábado e o dia que conta é amanhã (domingo). Mas é a recompensa por todo o trabalho realizado durante o inverno depois de duas temporadas difíceis”, afirmou.

Button também comemorou o bom desempenho das McLaren no treino.

“Podemos fazer todas as especulações possíveis, mas a única coisa que eu sei é que será um pouco mais fácil para nós porque largaremos da primeira linha. Estou um pouco surpresa com a nossa vantagem sobre os Red Bull, mas eles ainda não perderam a corrida e tem tudo que precisam para ser competitivos”, comentou.

Vettel, que dividirá a terceira fila junto com o companheiro de equipe, o australiano Mark Webber (7º), não parecia preocupado com o resultado.

“Não é realmente uma surpresa, porque todos os carros tiveram desempenhos muito próximos e cometi um pequeno erro no início da minha melhor volta. Foi culpa minha e me fez perder uma ou duas posições no grid, nada mais. Faz parte”, explicou o alemão.

Além de Webber, outro piloto da casa largará entre os dez primeiros, o jovem Daniel Ricciardo (Toro Rosso), de 22 anos, que disputa apenas sua 12ª corrida na Fórmula 1.

A maior decepção deste treino classificatório foi o péssimo desempenho da Ferrari. O espanhol Fernando Alonso largará apenas na 12ª posição após perder o controle do carro na segunda sessão (Q2), e Massa foi pior ainda (16º).

Na sua volta à Fórmula 1, o finlandês Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) também decepcionou, sairá apenas em 17º por não ter sequer passado do Q1.