Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marussia revisa plano e só estreia carro de 2012 em março

O plano da Marussia de estrear seu carro para a temporada 2012 da Fórmula 1 na segunda semana de treinos coletivos, em Barcelona, não se concretizará. A equipe revisou sua programação e chegou à conclusão que o novo bólido só poderá ir à pista nas últimas sessões de testes de pré-temporada em março, também na cidade catalã.

A ideia inicial do time era colocar o carro de 2011 na pista nos primeiros treinos, a partir de 7 de fevereiro, em Jerez de La Frontera, para dar experiência ao francês Charles Pic mas isso só ocorrerá na segunda semana de testes de 21 a 24 de fevereiro, quando o planejamento incluia a estreia do MR01.

‘Infelizmente escorregamos em nosso programa e não parece ter muito sentindo andar com o novo carro antes que possamos aperfeiçoar seu desenvolvimento’, disse o chefe do time, John Booth, ao site da revista britânica Autosport. ‘O novo carro tem conceitos mecânicos complexos e interessantes e está nos tomando tempo acertá-los’, explicou.A Marussia estreou na Fórmula 1 em 2010, com o nome de Virgin, e disputou duas temporadas sem conseguir se aproximar dos times do meio do grid, assim como a Hispania. A Caterham, antiga Lotus, por outro lado, demonstrou evolução e sonha em começar a brigar por pontos em 2012.

‘Apesar de isso não ser ideal e estar fora da escala em que pretendíamos trabalhar, vamos ao menos conseguir uma rodagem importante com o carro antes da Austrália e felizmente ganhar mais tempo construtivo de pista do que teríamos se apressássemos o carro para o segundo teste, disse Booth.

O Mundial de 2012 da Fórmula 1 tem início marcado para o dia 18 de março, no Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália.