Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marin está em ‘prisão modelo’ nos arredores de Zurique

Ex-presidente da CBF passou bem a primeira noite na cadeia, informaram as autoridades suíças; os sete cartolas detidos na quarta-feira estão em unidades prisionais diferentes

O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, está preso em uma penitenciária nos arredores de Zurique. Segundo o Departamento de Justiça da Suíça, o dirigente de 83 anos está em uma “prisão modelo”, com cela individual e banheiro, e passou bem a última noite. Na quarta-feira, Marin e outros seis dirigentes ligados à Fifa foram detidos pela polícia suíça em ação comandada pelo governo dos Estados Unidos. A Justiça americana acusa os cartolas de envolvimento em casos de corrupção no futebol.

Leia também:

Pressionado, Blatter cancela participação em evento da Fifa

Justiça dos EUA aponta R$ 19 milhões de propina a Marin

Marin e mais 10 dirigentes são banidos pela Fifa

O governo suíço informou que os sete dirigentes presos estão em celas ou unidades prisionais diferentes, para evitar que eles possam trocar informações sobre o caso.

O jornal O Estado de S. Paulo informou que Marin não solicitou nenhuma assistência ao governo brasileiro – como qualquer cidadão do país, ele teria direito ao acompanhamento do consulado e de diplomatas, mas recusou a medida.

Acusado de cobrar comissões e propinas milionárias em contratos da CBF, Marin recebeu um pedido de extradição para os Estados Unidos. No entanto, ainda segundo o Estado, Marin tentará convencer a Justiça americana a aguardar a decisão em liberdade condicional, por conta de sua idade avançada.

(Com reportagem de Leslie Leitão, de Zurique)