Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marcelo Guimarães Filho é reeleito presidente do Bahia

Marcelo Guimarães Filho, atual presidente do Bahia e candidato único nas eleições que começaram na terça e terminaram nesta quarta-feira, foi reeleito para ficar no cargo até 2014.

Todos os 216 conselheiros votantes optaram por Guimarães Filho, mas o pleito não foi tranquilo. Os votos começaram a ser registrados na manhã de terça-feira, mas uma liminar obtida por sócio que entrou na Justiça alegando ter sido excluído da votação interrompeu a eleição. A liminar foi cassada pela situação do Tricolor nesta quarta-feira e os últimos 15 votos puderam ser computados, definindo a vitória do atual mandatário.

A confusão aconteceu porque, em outubro, houve uma mudança de 58 integrantes do Conselho Deliberativo, o que a oposição considera irregular. A troca foi motivada pela morte de alguns dos antigos membros o pedido de afastamento de outros. Além disso, foram excluídos os inadimplentes por mais de seis meses e aqueles que faltaram em três reuniões consecutivas ou cinco alternadas. Em seus lugares, entraram suplentes pré-estipulados.

A ação da oposição segue em trâmite na Justiça e o caso deve ser julgado antes do fim do ano, o que pode anular a eleição novamente.