Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marcelo Bastos conquista etapa do Campeonato Mundial de Skate Vertical no Rio de Janeiro

Com volta impecável, o skatista venceu o bicampeão mundial Bob Burnquist

Neste domingo, o skatista Marcelos Bastos conquistou pela segunda vez consecutiva o primeiro lugar no Rio Vert Jam, etapa do Campeonato Mundial de Skate Vertical na lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Também vencedor em 2010, Bastos mostrou frieza ao bater o bicampeão mundial Bob Burnquist ─ que mantém uma rampa no quintal da casa onde mora, na Califórnia.

Depois de uma performance impecável de Burnquist, que acumulou 88,33 pontos, Bastos mostrou-se nada intimidado. Com movimentos certeiros e manobras perfeitas, conquistou imbatíveis 89,33 pontos. Depois de Bastos e Burnquist, o também brasileiro Roni Gomes ficou em terceiro lugar, três pontos abaixo do vencedor.

Dos 30 competidores, conseguiram chegar à final os brasileiros Bob Burnquist , Sandro Dias, Ronaldo Gomes e Marcelo Bastos; e os americanos Alex Perelson, Andy Macdonald, Danny Mayer e Elliot Sloan. O Brasil é líder absoluto nas etapas do Rio de Janeiro. A prova, que começou na sexta-feira, chegou à nona edição com o espetacular saldo de sete vitórias brasileiras.

Estrangeiros ganharam apenas duas vezes a etapa carioca do Mundial: o dinamarquês Rune Glifberg, em 2003, e o australiano Renton Millar, em 2009. A prova contou com presenças ilustres, como a do americano Andy Macdonald, oito vezes campeão mundial. Os americanos Alex Perelson, Elliot Sloan, Danny Mayer, Rob Lorifice e Anthony Furlong, além do francês Jean Postec e dos britânicos Paul Luc Ronchetti e Sam Beckett também competiram.

Na final de hoje, cada competidor teve direito a três voltas pela rampa de origem suíça, com 8 metros de largura por 4,20 metros de altura. A estrutura chegou ao Rio de Janeiro em 96 partes separadas, encaixadas de acordo com a sede de manobras dos skatistas. Dois brasileiros estão entre os oito atletas que carregam a estrutura Brasil afora: Lécio Neguinho e Sérgio Negão.

Confira o resultado final do Rio Vert Jam:

1) Marcelo Bastos (BRA) – 89,33

2) Bob Burnquist (BRA) – 88,33

3) Roni Gomes (BRA) – 86,33

4) Andy MacDonald (EUA) – 85,67

5) Sandro Dias (BRA) – 85

6) Danny Meyer (EUA) – 81,67

7) Alex Perrelson (EUA) – 75

8) Elliot Sloan (EUA) – 55,33