Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maratona de Boston 2014 tem 36.000 inscritos

Um ano após atentado, prova recebe segundo maior número de atletas de sua história

Mais de 36.000 atletas estão inscritos na 118ª Maratona de Boston desta segunda-feira, o segundo maior número de competidores da sua história: em 1996 foram 38.000. A organização da prova ampliou o número de competidores em cerca de 9.000 este ano, para dar chance aos cerca de 5.000 atletas que não completaram em 2013, depois que duas bombas explodiram perto da linha de chegada e mataram três pessoas e deixaram mais de 250 feridos.

Os corredores tiveram um esquema de segurança muito mais rígido neste ano. Na edição de 2013, dois irmãos de cidadania chechena deixaram artefatos explosivos caseiros em mochilas na linha de chegada. Assim, foram proibidos neste ano mochilas, bandeiras, máscaras e até carrinhos de bebê para a prova, e há um grande contingente de policiais nos pontos estratégicos da corrida. O treinador Robert Hollis, de Nova Jersey, disse estar surpreso com a segurança. “Há um certo nervosismo. Não estava assustado até 15 minutos atrás, mas quando vi todos aqueles policiais e cães no trem fiquei um pouco nervoso. Vivemos em uma era diferente agora.”

Leia tmbém:

Um ano após atentado, brasileira campeã do Pan vai a Boston

Julgamento do terrorista da Maratona de Boston terá início em novembro

Favoritos – O etíope Lelisa Desisa e a queniana Rita Jeptoo, ambos campeões da prova, estão entre os atletas mais bem ranqueados na prova, além de Dennis Kimetto, do Quênia, que correu a Maratona de Chicago do ano passado em 2h03min45, e Mare Dibaba, da Etiópia, que marcou 2h19min52 na maratona de Dubois de 2012. Os últimos americanos a vencerem a prova de Boston foram Lisa Larsen-Weidenbach, em 1985, e Greg Meyer, em 1983.

(com agência Reuters)