Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mano repete 8 jogadores nas 2 convocações da seleção

Por AE

Rio – O técnico Mano Menezes anunciou nesta quinta-feira duas convocações da seleção brasileira. Uma delas, apenas com jogadores que atuam no Brasil, serve para o Superclássico das Américas, contra a Argentina, na próxima quarta, em Belém. E a outra, contando também com aqueles que jogam na Europa, foi para os amistosos com a Costa Rica e o México, nos dias 7 e 11 de outubro, respectivamente.

As listas, no entanto, tiveram alguns jogadores em comum. Foram oito nomes que aparecem nas duas convocações anunciadas nesta quinta-feira por Mano Menezes: Jefferson, Réver, Dedé, Lucas, Oscar, Fred, Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Esse número ainda poderia ser maior, mas o atacante Leandro Damião, nome certo no grupo, sofreu lesão muscular na coxa direita durante jogo do Inter na quarta.

Esses oito jogadores, inclusive, vão desfalcar seus clubes na 28ª rodada do Brasileirão, que terá jogos nos dias 5, 8 e 9 de outubro, quando a seleção estará reunida para os amistosos contra a Costa Rica, em San José, e o México, em Torreón. No caso do Superclássico das Américas, no entanto, não haverá problema, porque o campeonato não tem partidas programadas para a próxima semana.

Para o Superclássico das Américas, Mano Menezes manteve a base do grupo que empatou com a Argentina por 0 a 0 no primeiro jogo do confronto, realizado no dia 14 de setembro, em Córdoba. Mas também trouxe novidades no grupo de 22 convocados, como é o caso do goleiro Rafael (Santos), do zagueiro Emerson (Coritiba), do atacante Borges (Santos) e dos meias Diego Souza (Vasco) e Elkeson (Botafogo).

No caso da lista para os dois amistosos de outubro, foram 25 jogadores convocados. E Mano Menezes também apresentou algumas novidades, como o goleiro Neto (Fiorentina), o meia Hernanes (Lazio) e os atacantes Kleber (Porto) e Jonas (Valencia). Além disso, destaque para as ausências do zagueiro Lúcio, por opção do técnico, e do atacante Alexandre Pato, que está contundido.

Essa sequência de três partidas é uma boa chance para que o Brasil possa se recuperar no ranking da Fifa. Na atualização mensal de setembro, a seleção brasileira caiu para o sétimo lugar, sua pior colocação desde que a lista foi criada em agosto de 1993, quando estava na oitava posição. Além disso, Mano Menezes busca emplacar uma série de vitórias para dar confiança ao time.

Confira os convocados para o Superclássico das Américas:

Goleiros – Jefferson (Botafogo) e Rafael (Santos)

Laterais – Cortês (Botafogo), Danilo (Santos), Kleber (Inter) e Mário Fernandes (Grêmio)

Zagueiros – Dedé (Vasco), Emerson (Coritiba), Réver (Atlético-MG) e Rhodolfo (São Paulo)

Volantes – Casemiro (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Ralf (Corinthians) e Rômulo (Vasco)

Meias – Diego Souza (Vasco), Elkeson (Botafogo), Lucas (São Paulo) e Oscar (Inter)

Atacantes – Neymar (Santos), Borges (Santos), Fred (Fluminense) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Confira os convocados para os dois amistosos de outubro:

Goleiros – Julio Cesar (Inter de Milão), Neto (Fiorentina) e Jefferson (Botafogo)

Laterais – Adriano (Barcelona), Daniel Alves (Barcelona), Fábio (Manchester United) e Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros – David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Thiago Silva (Milan) e Réver (Atlético-MG)

Volantes – Elias (Sporting Lisboa), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern de Munique) e Sandro (Tottenham)

Meias – Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo) e Oscar (Inter)

Atacantes – Fred (Fluminense), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Kleber (Porto), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) e Neymar (Santos)