Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mano explica longa convocação: ‘Por uma segurança necessária’

Ainda distante das Olimpíadas, o técnico Mano Menezes cumpriu a determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e divulgou nesta quarta-feira uma lista preliminar para a disputa da competição, com 52 nomes. Embora, segundo ele, pudesse fazer uma convocação ainda mais extensa, este grupo dá a ‘segurança necessária’ para formar o elenco que irá a Londres em julho.

‘Nós esgotamos todas as possibilidades que entendemos necessárias para ter uma lista mais longa. Com aproximadamente três jogadores por posição nós podemos dar uma segurança necessária por um período tão extenso. De acordo com informações, outros países fizeram listas ainda maiores, mas não achamos necessário isto’, explicou o comandante, em entrevista ao site oficial da CBF.

Entre os que estão na lista, aparecem participantes das conquistas do Sul-americano e Mundial sub-20, ambos conquistados pela Seleção Brasileira, além de jogadores que participaram da última convocatória da equipe principal, o goleiro Jefferson, do Botafogo, e peças que, segundo Mano, podem crescer e brigar por uma vaga na próxima lista.

Para a disputa dos Jogos Olímpicos, o Brasil terá uma equipe sub-23, com a opção de convocar três jogadores acima desta faixa etária para o elenco de 22 jogadores – 18 que estarão inscritos, e outros quatro que ficam como opções, caso algum jogador sofra alguma lesão.

‘A partir do segundo momento, reduz-seainda para uma margem de segurança grande. Teremos mais jogadores acima dos 23 anos além daqueles três, mas precisamos estar preparados para algum tipo de problema e, no momento final, diminuímos novamente’, acrescentou.

De acordo com nota divulgada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no dia 8 de junho será divulgada uma nova lista, esta com 35 nomes. No dia 6 de julho, a convocação final será divulgada, apenas com jogadores que participaram da escolha preliminar

Com isso, jogadores como Robinho e Kaká estão definitivamente fora da disputa das Olimpíadas-2012, que ocorrerá entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. Preparando a apresentação da equipe para o dia 9 de julho, Mano considera que terá tempo suficiente para entrosar a Seleão até a estreia na competição, em que o Brasil ainda sonha com a conquista da inédita medalha de ouro.

Veja todos os 52 jogadores convocados por Mano Menezes:

Adriano (Barcelona)

Alex Sandro (Porto)

Alexandre Pato (Milan)

Allan (Vasco)

André (Atlético-MG)

Bernard (Atlético-MG)

Bruno Uvini (Tottenham)

Casemiro (São Paulo)

Daniel Alves (Barcelona)

Danilo (Porto)

David Luiz (Chelsea)

Dedé (Vasco)

Diego Alves (Valencia)

Douglas Costa (Shakthar Donetsk)

Dudu (Dínamo de Kiev)

Elias (Sporting)

Elkeson (Botafogo)

Fagner (Vasco)

Fernandinho (Shakthar Donetsk)

Fernando (Grêmio)

Gabriel (Cruzeiro)

Gabriel Silva (Novara)

Galhardo (Flamengo)

Paulo Henrique Ganso (Santos)

Giuliano (Dnipro)

Henrique (Granada)

Hernanes (Lazio)

Hulk (Porto)

Jefferson (Botafogo)

Jonas (Valencia)

Juan (Internazionale)

Julio Cesar (Internazionale)

Leandro Damião (Internacional)

Lucas (São Paulo)

Lucas Mendes (Coritiba)

Luisão (Benfica)

Marcelo (Real Madrid)

Marquinhos (Corinthians)

Neto (Fiorentina)

Neymar (Santos)

Oscar (Internacional)

Philippe Coutinho (Espanyol)

Rafael (Manchester United)

Rafael Cabral (Santos)

Renan Ribeiro (Atlético Mineiro)

Romário (Internacional)

Rômulo (Vasco)

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Sandro (Tottenham)

Thiago Silva (Milan)

Wellington Nem (Fluminense)

Willian José (São Paulo)