Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de 30 mil dão adeus a Guardiola em festa com taças no Camp Nou

O último ato de Pep Guardiola como técnico do Barcelona ocorreu neste sábado. Mais de 30 mil pessoas foram ao Camp Nou para comemorar mais uma Copa do Rei, conquistada em decisão nessa sexta-feira, e se despediram do treinador responsável por vencer 14 das 19 competições disputadas em quatro temporadas.

A celebração teve números musicais, acrobacias e fogos de artifício antes de a taça conquistada com vitória sobre o Athletic Bilbao, em Madri, dar a volta olímpica em cima de um carro e acompanhada por crianças vestidas com camisas do clube correndo em volta dela.

Na sequência, o elenco inteiro, incluindo atletas do time B, apareceram chamados um a um. Logo apareceram os outros três troféus que a equipe trouxe para o Camp Nou nesta temporada: da Supercopa da Espanha, da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes, todos no ano passado.

Responsável pela condução do time nesta conquistas, Guardiola não discursou, deixando as palavras para os quatro capitães do grupo: Valdés, Iniesta, Xavi e Puyol. Mesmo assim, a torcida aplaudiu intensamente o treinador que teve entre as principais conquista o bicampeonato mundial e da Liga dos Campeões desde que assumiu o time, em 2008. O ex-volante retribuiu batendo palmas e acenando.

Enquanto deu a volta no campo, assim como seus atletas, Guardiola dedicou atenção especial ao meio-campista Thiago Alcântara. O jogador machucou a tíbia direita durante a decisão contra o Athletic Bilbao e foi detectado um edema. Não há previsão para o seu retorno às partidas.

Os fãs que estiveram no Camp Nou saudaram também o auxiliar técnico Tito Villanova, substituto de Pep, além de dedicar atenção especial a Abidal. O defensor francês não pôde comparecer porque ainda se recupera de transplante de fígado, mas teve seu nome citado como homenagem na festa.

Os capitães que falaram agradeceram à torcida. ‘Temos muita sorte. Todos temos os sentimentos azul-grenás nos nossos corações. Isso vale muito, muito mesmo. Hoje somos nós que estamos de pé aplaudindo vocês. Obrigado por estarem aqui, obrigado por serem como vocês são’, discursou Puyol.

‘Vocês são os melhores torcedores que qualquer clube poderia sonhar e com sua honesta e exemplar atitude você nos carregam. Vocês mostraram ao mundo que são mais do que um clube. Somos um time!’, completou Xavi.

‘Fãs, sócios e torcedores azul-grenás: hoje é um dia importante e queremos agradecer do fundo do nosso coração pelo seu necessário apoio’, agradeceu Valdés. ‘Quando estamos aqui, no campo, vocês são fundamental para nós! Estarmos próximos a vocês no dá força, vocês são o nosso motor’, concordou Iniesta.