Nesta segunda-feira a cidade de Madri divulgou o logotipo de sua candidatura para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2020. A imagem, que causou muita repercussão, mostra a letra M seguida pelo número 20 em frente aos tradicionais aneis coloridos dos Jogos Olímpicos.
Segundo Luis Peiret, estudante de artes gráficas e criador do logo, os arcos representam a ‘Puerta de Alcalá’, monumento situado na Praça da Independência, em Madri.
‘Não esperava (ser escolhido). É um orgulho poder colaborar com Madrid 2020. Eu quis representar a Puerta de Alcalá, o dinamismo do esporte e as cores que representam as diferentes culturas’, disse Peiret, que vai receber seis mil euros como prêmio.
A Espanha tem um argumento para que sua terceira candidatura seguida vença: é a única grande capital europeia que nunca conseguiu ser sede das Olimpíadas. Pesquisas recentes realizadas pela imprensa do país mostram que cerca de 84% dos espanhóis aprovam a candidatura. Para 91%, sediar os Jogos vai criar novos empregos, o que se mostra animador diante da crise econômica que o país enfrenta.
Além da capital espanhola, as cidades de Tóquio, Roma, Istambul (TUR), Baku (AZE) e Doha (CAT) disputam o direito de receber as Olimpíadas de 2020.