Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Londres ganhará um milhão de vagas de estacionamento para Jogos Olímpicos

Londres, 6 mar (EFE).- Londres ganhará um milhão de vagas de estacionamento durante os Jogos Olímpicos deste ano para evitar problemas no trânsito, tumulto nos arredores das instalações esportivas e por motivos de segurança.

Durante as provas, milhares de pessoas se concentrarão nos arredores dos estádios e as autoridades querem evitar que o público se desloque em veículos privados até as instalações esportivas.

Com esse objetivo, serão ampliados os horários para estacionamento reservados aos moradores locais e serão criadas novas áreas restritas nas imediações dos estádios.

‘Necessitamos de áreas de estacionamento protegidas nos arredores das instalações para evitar que o público estacione no local, assim como para proteger os moradores e os negócios da vizinhança durante a competição’, afirmou o Comitê Organizador dos Jogos (Locog).

Além disso, como parte das medidas para garantir uma boa mobilidade durante os Jogos Olímpicos, nos próximos dias os 175 quilômetros da faixa exclusiva que funcionará durante a competição ficarão prontos.

Somente atletas, juízes, membros do Comitê Olímpico, patrocinadores e a imprensa poderão usar a faixa, que ligará as instalações olímpicas a hotéis e outros pontos importantes de Londres.

O Locog calcula que 80 mil pessoas poderão utilizar o trajeto especial durante os Jogos. O órgão também pediu que o público utilize o transporte público para de deslocar pela cidade.

‘Devemos nos assegurar de que os espectadores possam chegar aos estádios com segurança por meio das redes de transporte, ao mesmo tempo em que ofereceremos um sistema de deslocamento seguro e confiável aos atletas, juízes e meios de comunicação’, explicou o diretor-executivo de Londres 2012, Paul Deighton.

Apesar das medidas, a Autoridade do Transporte de Londres (TFL, na sigla em inglês) afirmou há semanas que o metrô da cidade entrará em colapso nas horas de pico durante a realização dos Jogos, e pediu que os londrinos comecem a pensar no transporte alternativo, como bicicleta, e até mesmo a caminhada, para ir ao trabalho.

Segundo os cálculos da TFL, um trajeto da estação Oxford Circus até North Greenwich Arena, que habitualmente leva 35 minutos, demorará uma hora e 40 minutos durante as Olimpíadas. EFE