Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Liu Xiang vence prova dos 110m com barreiras em Xangai

Por AE

Xangai – O chinês Liu Xiang fez a alegria da torcida local ao vencer neste sábado a prova dos 110 metros com barreiras na etapa de Xangai da Diamond League. Para triunfar em casa, o chinês marcou o tempo de 12s97 e superou os norte-americanos Jason Richardson, Aries Merritt e David Oliver.

Assim, Xiang bateu Richardson, que no ano passado faturou o título mundial dos 110 metros com barreira em uma prova polêmica em Daegu, na Coreia do Sul. O cubano Dayron Robles, que não competiu neste ano em Xangai, chegou a cruzar a meta na primeira colocação, mas foi desclassificado por ter tocado no chinês durante a disputa.

O ouro, naquela oportunidade, ficou com Richardson, que neste sábado terminou apenas em terceiro lugar, com 13s16. Ele também superado pelo compatriota Oliver, que ficou em segundo, com 13s13. Já Merritt, campeão mundial indoor dos 60 metros com barreiras, foi apenas o quarto mais rápido.

A jamaicana Veronica Campbell-Brown venceu a prova dos 200 metros, com o tempo de 22s50, sendo apenas 0s12 mais rápida do que a norte-americana Carmelita Jeter, que terminou a distância na segunda colocação, em uma disputa que deve se repetir na Olimpíada de Londres.

Nos 5 mil metros, o etíope Kenenisa Bekele decepcionou ao terminar a prova apenas na quinta colocação. A disputa foi vencida por Hagos Gebrhiwet, seu compatriota, em 13min11s00.

O britânico Phillips Idowu venceu a prova do salto triplo ao alcançar 17,24 metros. Assim, ele superou os norte-americanos Will Claye, que ficou na segunda posição, com 17,12 metros, e Christian Taylor, que terminou na terceira posição, com 16,96 metros.

A Diamond League reúne a elite do atletismo em um circuito mundial com 14 etapas. A terceira delas será disputada em Roma, no dia 31 de maio.