Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Libertadores 2015 tem nove campeões com vaga garantida

Equipes já classificadas somam vinte títulos; gigantes estão de volta ao torneio

Por Da Redação 25 nov 2014, 08h39

A uma semana do sorteio dos grupos, marcado para a próxima terça-feira, na sede da Conmebol, a Copa Libertadores de 2015 já promete ser uma das edições mais fortes e competitivas da história do torneio. Até agora, 25 dos 38 participantes estão definidos – e entre eles há nada menos de nove clubes que já conquistaram a taça. Somados, eles têm vinte títulos de Libertadores, o que mostra como a disputa pelo troféu será acirrada. Ao contrário das edições passadas, em que muitos dos países mais tradicionais do futebol sul-americano não contaram com suas agremiações mais conhecidas no torneio, a Libertadores de 2015 terá quase todos os maiores vencedores da competição pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai.

Leia também:

São Paulo derrota Santos e garante vaga na Libertadores

Corinthians vence o Grêmio e fica perto da Libertadores

Cruzeiro vence em casa, mantém vantagem e garante taça

Os argentinos já definiram quatro de seus seis representantes, e todos já foram campeões sul-americanos: Boca Juniors (seis títulos), River Plate (dois), Vélez Sarsfield (um) e San Lorenzo (um). O Uruguai terá o Nacional, tricampeão, e o Brasil já definiu Cruzeiro, bicampeão, e São Paulo, tri. Os mais cotados para completar a lista de times brasileiros na disputa também já foram campeões: Corinthians (campeão em 2012), Atlético-MG (campeão em 2013) e Internacional (duas vezes campeão). O Grêmio, outro brasileiro bicampeão, está correndo por fora. A grande ausência entre os brasileiros com tradição no torneio é o Santos, que alcançou o São Paulo, com três conquistas, em 2011, mas não conseguirá a vaga.

A edição de 2015 marcará o retorno do argentino River Plate, que não joga a competição desde 2009, e do chileno Colo-Colo, que não participa desde 2011. Ainda falta a definição de algumas vagas importantes – além do Brasil, Chile e Paraguai ainda não fecharam todas as suas vagas. Depois do sorteio da próxima terça-feira, no Paraguai, o calendário da competição prevê a disputa dos jogos da fase preliminar, que ficou conhecida como pré-Libertadores, entre 4 e 11 de fevereiro. Em seguida vem a fase de grupos, que se estende de 18 de fevereiro a 22 de abril. As oitavas e quartas acontecem até o fim de maio, quando a competição é interrompida para a disputa da Copa América. As finais acontecem apenas em 29 de julho e 5 de agosto.

Continua após a publicidade
Publicidade