Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

L’Étape Brasil estreia com quase 2 mil ciclistas

A prova oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo a oportunidade de experimentar a sensação de participar de como é participar do Tour de France

Cerca de dois mil ciclistas se reuniram para a estreia do L’Étape Brasil by Le Tour de France, na cidade de Cunha, no estado de São Paulo.

Os atletas amadores largaram às 7h e, divididos em nove pelotões, percorreram o percurso de 112 quilômetros e altimetria acumulada de 2870 metros.

A primeira parte do trajeto, entre Cunha e Paraty, era formado por subidas semelhantes às montanhas do Giro d’Italia e da Vuelta a España. A segunda parte, um trecho mais longo entre Cunha e Campos Novos, era formada por descidas e subidas.

O primeiro colocado, Éder Camargo de Amorim, de 33 anos e morador de Lorena, terminou a prova em 3h31m27s. Representando as mulheres, a primeira colocada foi a ciclista Tamara Vilela.

“Foi bem duro o percurso, mas treinei bastante aqui. Todos que estão participando estão de parabéns. Não teve parte mais difícil ou fácil, o trajeto todo foi bem duro, mas graças a Deus ocorreu tudo certo”, comentou Éder Amorim logo após cruzar a linha de chegada.

A estreia da prova no Brasil contou com a participação do apresentador Rodrigo Hilbert, que terminou entre os 30 primeiros colocados. Além dele, personalidades como o velejador olímpico Bruno Prada, o técnico da seleção de vôlei masculino, Bernardinho, e o ator Felipe Titto, também participaram da prova.

A próxima edição do L’Étape Brasil by Le Tour de France ocorre em março, em Recife.

Tour de France

Criado em 1903, o Tour de France é uma prova da qual participam os melhores ciclistas do mundo. O trajeto tem um total de 3.600 quilômetros e passa pela França e países vizinhos. Referência no mundo do esporte, a prova conta com a participação de atletas de diversos países e 12 milhões de pessoas ao longo das estradas para animar os corredores. Já o L’Étape du Tour foi criado em 1993, com o objetivo de oferecer uma experiência parecida com a prova profissional aos atletas amadores e amantes do ciclismo.