Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lesões em excesso na NBA preocupam treinador norte-americano

Atrasada em aproximadamente três meses por conta de greve causada pela polêmica divisão dos lucros entre donos de times e jogadores, a temporada 2011/2012 da NBA precisou ter número maior de jogos disputado em menor espaço de tempo. O excesso de jogos causou inúmeras lesões em importantes jogadores norte-americanos, fato que preocupa Mike Krzyzewski, treinador da seleção favorita ao ouro olímpico.

‘Teremos um time mental e fisicamente diferente’, analisa. ‘Nós nem ao menos sabemos quem serão os jogadores do time. Temos que esperar até chegarmos em Vegas, para vermos como eles estão fisicamente e se eles terão qualquer compromisso familiar ou obrigações contratuais’, completa.

‘Estes três fatos, e eu aprendi isso durante os últimos sete anos, podem causar uma grande mudança. Nós temos que estar preparados para isso’, conclui.

A prioridade dos clubes é, justamente, um dos maiores empecilhos da seleção norte-americana para contar com sua força máxima nos Jogos Olímpicos. Grande parte dos jogadores prefere manter-se em fase de recuperação para estar 100% no início da próxima NBA que participar de série intensiva de tratamentos para participar de Londres-2012. É o caso de Dwyane Wade, campeão com o Miami Heat, um dos atletas que podem ficar de fora da disputa olímpica por conta de dores no joelho direito.

‘Minha lealdade e meu comprometimento ao Miami Heat sempre virão em primeiro lugar’, afirma. Derrick Rose e LaMarcus Akdridge, com lesos no joelho, Chauncey Billups, com torção no tendão de Aquiles, e Dwight Howard, afastado por conta de cirurgia na coluna para curar uma hérnia de disco, já estão fora de Londres-2012.

A convocação oficial da seleção americana está programada para o próximo dia sete, e contará com doze jogadores. Os norte-americanos fazem sua estreia nos Jogos Olímpicos no dia 29 de julho, diante da França. Antes disso, porém, os favoritos ao título devem enfrentar República Dominicana e Brasil, em amistosos preparatórios.