Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lesão afasta Leandrinho da temporada da NBA

Brasileiro rompeu o ligamento do joelho esquerdo e será operado; permanência nos Celtics fica ameaçada

Um dos favoritos à conquista do título da NBA nesta temporada, a equipe do Boston Celtics sofre com lesões que vão desfalcando o elenco. Depois de Rajon Rondo e Jared Sullinger, que ficarão de fora de todos os jogos da Liga, o armador brasileiro Leandrinho Barbosa sofreu rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, na noite desta segunda-feira, em jogo contra o Charlotte Bobcats. A grave lesão, que tira o jogador do restante da temporada da NBA, foi confirmada por exame de ressonância magnética realizado nesta terça-feira.

Leandrinho precisará passar por cirurgia para reparar o ligamento, mas ainda não há uma data definida pela equipe médica dos Celtics. A estimativa inicial é de nove meses afastado das quadras.

O rompimento do ligamento aconteceu em um lance isolado da partida contra os Bobcats, quando Leandrinho tentou se infiltrar no garrafão pelo lado esquerdo da defesa, durante o terceiro quarto da partida. Sem sofrer contato, o armador sentiu a lesão no joelho esquerdo, caiu no chão com muitas dores e precisou ser carregado para fora da quadra.

O brasileiro apareceu em 41 partidas, apenas em duas como titular, com médias de 5,2 pontos e 1,4 assistência por jogo, em 12 minutos e meio em quadra. Com 38,3% de acerto, era o melhor arremessador dos Celtics da linha dos três pontos e vinha ganhando mais espaço com a ausência de Rondo.

A lesão pode complicar a permanência de Leandrinho nos Celtics e até mesmo na NBA. O armador teve problemas para encontrar um time nesta temporada, assinado com a equipe de Boston pelo valor mínimo permitido pela Liga. O contrato era válido apenas para o atual campeonato. Os Celtics, porém, sinalizaram uma possível renovação do contrato do armador, que vinha se adaptando e sendo útil à equipe.

Leandrinho é o segundo brasileiro a ficar fora da temporada. Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, que vinha fazendo sua melhor temporada nos Estados Unidos, teve embolia após um pequeno procedimento e não poderá jogar mais até a próxima edição da NBA.

(Com Gazeta Press)