Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Leandro Oliveira é ouro nos 1.500 m de Guadalajara

O brasileiro Leandro Oliveira ganhou a medalha de ouro nesta quarta-feira em uma final emocionante dos 1.500 metros dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ao superar o equatoriano Byron Piedra, prata, por apenas um centésimo.

Leandro Oliveira venceu com o tempo de 3 minutos, 53 segundos e 44 centésimos, e Piedra obteve 3:53.45, em uma chegada sensacional. O bronze foi para o venezuelano Eduar Villanueva, com 3:54.06.

O corredor brasileiro e Piedra se destacaram do pelotão a cerca de 300 metros da linha de chegada e lutaram até o final, para delírio do público.

O anúncio do vencedor demorou mais de dois minutos e saiu apenas após a análise da ‘foto finish’, para decepção de Piedra, que já comemorava a vitória com os braços para o alto.

Piedra não se conformou com o resultado e disse que “o Comitê Olímpico ou o ministério” do Equador “terão que recorrer para a revisão da photo finish”.

“Ele tinha uma pequena vantagem e cheguei muito forte. Me sinto muito mal com isto. Saber que estava em minhas mãos e que depois, por nada, me colocaram em segundo. Quero revisar isto”.

Leandro Oliveira disse: “Ganhei a medalha (de ouro) e não sei o que aconteceu. É um colega de competição, um amigo, mas acredito que fui melhor”.

Final dos 1.500 m:

1. Leandro Oliveira (Brasil) 3:53.44 – ouro

2. Byron Efren Piedra (Equador) 3:53.45 – prata

3. Eduar Villanueva (Venezuela) 3:54.06 – bronze