Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Leandro Oliveira conquista o ouro nos 1500m por 0s01

O brasileiro Leandro Oliveira conquistou nesta quarta-feira a medalha de ouro dos 1500m rasos nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, com vantagem de apenas 0s01 sobre o equatoriano Byron Piedra. O atleta nacional venceu a prova com o tempo de 3min53s44 e a decisão do campeão só saiu após a análise da foto do momento da chegada. A terceira colocação dos 1500m em Guadalajara foi do venezuelano Eduar Villanueva, com 3min54s06.

Leandro arrancou na última reta da prova nesta quarta-feira abrindo vantagem sobre o pelotão, mas foi seguido de perto por Piedra, que acelerou o ritmo nos metros finais e cruzou a linha praticamente ao mesmo tempo do brasileiro, um policial militar que divide seu tempo entre o emprego e o atletismo.

Após concluírem a prova, os dois atletas que esperavam o anúncio do vencedor pela organização tiveram reações diferentes. O brasileiro caiu no chão e demorou alguns segundos para recuperar o fôlego. Já o equatoriano correu confiante acenando para a arquibancada, contado com a vitória.

O ouro de Leandro Oliveira nos 1500m representa o tricampeonato do Brasil na prova em Jogos Pan-americanos. No Rio de Janeiro-2007 e Santo Domingo-2003, Hudson de Souza foi quem subiu ao lugar mais alto do pódio.