Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lazio vence e avança na Liga Europa, enquanto o PSG está eliminado

Indicados por muitos como os grandes favoritos para a conquista da Liga Europa, Lazio e Paris Saint-Germain tiveram destinos muito diferentes na competição. Nesta terça-feira, a equipe italiana não deu chances para o Sporting Lisboa e venceu os portugueses por 2 a 0, enquanto o milionário clube francês ganhou do Athletic Bilbao por 4 a 2, mas acabou eliminado do torneio.

Jogando dentro de casa, a Lazio sufocou o Sporting durante os 90 minutos de jogo e conseguiu espantar sua saída precoce da Liga Europa. Já classificados, os portugueses apenas se defenderam e viram os anfitriões abrirem o placar aos 42 minutos, com um gol de cabeça de Kozak.

Mesmo com a vantagem no placar, os italianos procuravam aumentar seu saldo de gols e partiram para o ataque logo no começo da segunda etapa. Com o mesmo volume de jogo apresentado nos 45 minutos iniciais, a equipe não tardou em movimentar o marcador novamente e anotou o segundo com Sculli, logo aos dez jogados.

O resultado levou os donos da casa aos nove pontos ganhos e assegurou a segunda posição do Grupo D. Além disso, a vitória por 2 a 0 do Zurique sobre o FC Vaslui ajudou a consolidar a classificação da Lazio, que aguardará a definição de seu próximo adversário junto com o Sporting Lisboa, primeiro colocado com 12 pontos.

Já o Paris Saint-Germain entrou em campo pressionado pela delicada situação que se encontrava na tabela de classificação. Precisando de uma vitória diante do Athletic Bilbao e de uma derrota do Salsburgo, o clube francês sofreu diante da força ofensiva dos espanhóis e, apesar do resultado positivo, acabou sendo a grande decepção da Liga Europa.

Entusiasmada para empurrar o PSG, os franceses lotaram o Parc des Princes, e viram Aurtenetxe marcar o primeiro dos visitantes logo aos três minutos de jogo. Mesmo com o tento sofrido, a equipe da casa não se abateu e conseguiu o empate com o argentino Pastore, após uma boa jogada ensaiada na cobrança de falta.

Empolgados com o gol anotado aos 21 minutos da primeira etapa, o time da capital francesa partiu para o ataque e conseguiu chegar ao segundo aos 41 de jogo. Bodmer não perdoou a chance que teve e conseguiu vencer o goleiro Fernández, colocando o Paris Saint-Germain mais uma vez na frente.

O resultado positivo fez os anfitriões cessarem o ímpeto demonstrado no primeiro tempo e o castigo veio depois do intervalo. Aos 11 jogados, David Lopez acertou um lindo chute de fora da área, que entrou no canto esquerdo do goleiro Douchez, sem chances para o arqueiro praticar a defesa.

A grande chance da equipe da casa conquistar a vitória veio aos 39, quando San José colocou a mão na bola dentro da área. Na cobrança do pênalti, o brasileiro Nenê chutou para o alto a chance de marcar o seu na partida. Desolado com o gol perdido, o avançado viu seu time ir para o tudo ou nada e balançar as redes com Erding, que acabou jogando contra sua própria meta.

Disposto a se redimir com os torcedores, Nenê partiu para cima dos zagueiros adversários, e após aplicar dois dribles desconcertantes, foi tocado dentro da área pelo defensor. Na cobrança do pênalti, Hoarau não desperdiçou e consolidou a vitória francesa no duelo.

Mesmo com a vitória, o PSG acabou sendo eliminado pelos critérios de desempate, uma vez que o Salsburgo venceu o Slovan Bratislava por 3 a 2 e assegurou a segunda colocação no grupo, com dez pontos. Agora, o time da Áustria fará companhia aos comandados do chileno ‘El Loco’ Bielsa nas oitavas de final da competição, que contará com todos os terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões.

Enquanto isso, pelo Grupo E, o Besiktas bateu o Stoke City pelo placar de 3 a 1 e eliminou qualquer chance do Dínamo de Kiev avançar à próxima fase. A vitória turca classificou as duas equipes, que assistiram os ucranianos empatarem com o Maccabi Tel Aviv por 3 a 2 e serem eliminados do torneio continental.