Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lágrimas e 30 pontos: a emotiva despedida de Nowitzki da NBA

Jogador alemão de 40 anos anunciou aposentadoria e recebeu uma série de homenagens dos torcedores do Dallas Mavericks, pelo qual atuou 21 anos

O lendário ala-pivô alemão Dirk Nowitzki anunciou, após a vitória do Dallas Maverick sobre o Phoenix Suns por 120-109 na terça-feira, 9, sua aposentadoria da NBA após 21 temporadas defendendo a mesma equipe. Em sua última partida em Dallas, Nowitzki deixou a American Airlines Arena em grande estilo com 30 pontos anotados.

O alemão não conteve as lágrimas ao discursar diante dos fãs. “Como vocês devem imaginar, esse é meu último jogo em casa…”, iniciou Nowitski, provocando uma enorme reação nos torcedores. “Estou tentando usar minhas técnicas de respiração de ioga, mas não está funcionando. Isto é, obviamente, super, super emocionante….”, brincou.

Em março, o atleta alemão já havia emocionado os torcedores do Dallas ao ultrapassar Wilt Chamberlain como sexto jogador que mais marcou pontos na história da NBA. Faltando uma partida para o encerramento da temporada regular, o alemão somou 31.540 pontos.

Nowitzki, o jogador estrangeiro com mais pontos na história da NBA, bateu o recorde de Kobe Bryant de 20 temporadas na mesma franquia, embora atingir essa marca tenha sido difícil devido às complicações após uma cirurgia de tornozelo que o manteve afastado das quadras durante as primeiras 26 partidas da atual temporada.

Embora Nowizki, de 40 anos, não quisesse oficializar seus planos de aposentadoria e o dono dos Mavericks, Mark Cuban, ter dado a opção de jogar até quando quisesse, o alemão decidiu parar. Após os discursos de Larry Bird e de outros ex-jogadores de quem Nowitzki era fã na infância, o alemão saudou os fãs. “Há muitas pessoas às quais devo agradecer”, declarou Nowitzki. “Tivemos uma grande aventura com muitos altos e baixos e os senhores sempre se mantiveram ao meu lado e me apoiaram. Eu agradeço”

(com agência EFE)