Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kvitova bate Azarenka e encerra 2011 com título do WTA Championships

A final do torneio WTA Championships colocou frente a frente a tcheca Petra Kvitova e a bielorrussa Victoria Azarenka. Vencedoras de seus grupos no torneio, as duas fizeram a decisão em três sets. Melhor para a campeã de Wimbledon, que confirmou a boa fase ao fazer 2 sets a 1, em parciais de 7/5, 4/6 e 6/3, e conquistar o título do último torneio da temporada 2011 da WTA.

Uma das melhores tenistas no segundo semestre, Kvitova subiu bastante de produção após a conquista da taça do Grand Slam britânico. Ela iniciou a temporada na 25colocação no ranking mundial, atingiu a 13colocação em um mês, mas se lesionou nas costas em abril e perdeu algumas posições.

Depois disso, Kvitova retornou às quadras no final de abril e subiu mais algumas posições até o mês de julho, quando sofreu uma lesão muscular. No novo retorno ao tênis, ingressou no Top 10 ao vencer o quinto dos seis títulos que tinha na carreira até então, no torneio de Linz, no início deste mês – que lhe rendeu a quarta colocação no ranking, maior da carreira.

Neste domingo, Kvitova entrou em quadra para tentar a sétima taça da WTA, sexta no ano. Depois de vencer em Brisbane-AUS, Paris-FRA, Madri-ESP e Eastbourne-ING, além de Wimbledon, ela tinha algum favoritismo sobre a rival Azarenka. Dentro de quadra, a questão se verificou: a tenista tcheca foi melhor na maioria dos fundamentos, e só foi realmente incomodada no segundo set, quando perdeu por 6/4.

Kvitova, por sua vez, retomou a superioridade do set anterior, quando venceu por 7/5, e não teve dificuldades para quebrar o saque da rival uma vez e vencer por 6/3, ganhando o jogo e faturando o título do WTA Champions, competição que encerra o calendário 2011 da WTA. É o sétimo título da carreira da tenista tcheca – sexto neste ano.