Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juventus decide título contra Napoli podendo se tornar maior campeã

A Juventus tem a chance de conseguir o segundo título desta temporada no domingo, quando, às 16 horas (de Brasília) enfrenta o Napoli pela decisão da Copa da Itália. O Juve já conquistou o título do Campeonato Italiano e pode conseguir uma dobradinha no Estádio Olímpico, em Roma.

Além disso, o time de Turim pode se tornar o mais vitorioso da história do torneio, disputado desde 1922. A Juve pode chegar aos dez títulos e superar a Roma, com quem está empatada hoje.

Apesar de ter nove conquistas, a Juventus não ganha a Copa da Itália desde 1995, quando bateu o Parma na decisão. O Napoli, que foi campeão em três ocasiões, não dá a volta olímpica por esse torneio há 25 anos. O último título dos napolitanos foi em 1987, quando eles superaram a Atalanta na final. Juventus e Napoli jamais se encontraram numa final.

Além disso, uma vitória faria a Juventus encerrar a temporada de forma invicta, já que a equipe não perdeu nenhuma vez no Campeonato Italiano. Na Copa da Itália chegou a perder por 2 a 1 no tempo regulamentar para o Milan, mas empatou na prorrogação. ‘Comemoramos o título do Campeonato Italiano, mas agora é hora de voltar para campo e dar o máximo para coroar uma grande temporada com uma vitória, que garantiria que a Juventus terminasse a temporada invicta. Para isso, porém, o Napoli é o pior time que poderíamos enfrentar’, declarou o técnico Antonio Conte.

O empate com o Milan ocorreu no segundo jogo da semi-final, após uma vitória por 2 a 1 da Juventus no jogo de ida. Já o Napoli passou pelo Siena ganhando por 2 a 0 em Nápoles, após derrota por 2 a 1 fora de casa.

Para o técnico Walter Mazzarri, o favoritismo é dos adversários. ‘A Juventus tem jogadores mais experientes e entram em campo sofrendo menos pressão por já terem conquistado o título do Campeonato Italiano. Por isso, são favoritos’, reconheceu o treinador.

A partida ainda representa outro marco: será a última partida de Del Piero pela Juventus. O ídolo de 37 anos, um dos maiores jogadores da história do clube, chegou a marcar na semifinal contra o Milan, mas teve pouco espaço durante a temporada e não continuará na equipe.

Caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, o campeão será conhecido por intermédio de cobranças de pênaltis. A Internazionale é a atual bicampeã da Copa da Itália. Na decisão do ano passada os milaneses bateram o Palermo por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUS X NAPOLI

Local:Estádio Olímpico, em Roma (Itália)

Data:20 de maio de 2012, domingo

Horário:16 horas (de Brasília)

Árbitro:Christian Brighi

Assistentes: Giorgio Niccolai e Cristiano Copelli

JUVENTUS:Buffon; Lichsteiner, Barzagli, Bonucci e Caceres; Pirlo, Marchisio, Vidal e Giaccherini; Del Piero e Vucinic

Técnico: Antonio Conte

NAPOLI:De Sanctis; Aronica, Cannavaro e Campagnaro; Maggio, Gargano, Inler e Zuñiga; Hamsik, Lavezzi e Cavani

Técnico:Emerson Leão