Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juve termina ‘Calcio’ invicta, Udinese na ‘Champions’

A Juventus (12º) fez história ao encerrar sua campanha no ‘Calcio’ como campeã invicta, ao derrotar em casa o Atalanta por 3 a 1, enquanto a Udinese (3º) garantiu sua vaga na próxima edição da ‘Champions’ ao vencer por 2 a 0 no campo do Catania (11º).

A ‘Juve’ fez uma temporada irretocável com 23 vitórias, 13 empates e nenhuma derrota, garantindo o ‘Scudetto’ com 84 pontos, quatro a mais que o Milan, única outra equipe a terminar o Campeonato Italiano invicta, na temporada 1991-1992.

No entanto, a façanha da equipe de Turim é ainda mais impressionante, já que na época do título invicto do time ‘rossonero’, a competição tinha apenas 18 clubes e 34 rodadas, quatro a menos que o formato atual, com 20 equipes.

A vitória da ‘Juve’ teve um sabor ainda mais especial porque o veterano Alessandro Del Piero, de 37 anos, disputava sua última partida em casa com a camisa da ‘Vecchia Signora’, que defendeu durante 19 temporadas, desde 1993.

O atacante, que já anunciou que deixaria o clube depois da final da Copa da Itália, contra o Napoli, no dia 20 de maio no estádio Olímpico de Roma, se despediu da torcida em grande estilo ao anotar o segundo gol da sua equipe sobre o Atalanta.

‘Alex’ declarou neste domingo que não pretendia encerrar sua carreira. “Tenho a minha vida inteira pela frente para atuar como dirigente, mas nasci para jogar futebol e quero continuar”, explicou.

“Ainda não sei onde vou jogar, gosto da Inglaterra, onde o ambiente é incrível, mas estou um pouco por fora porque há 19 anos que não estou preocupado com a ideia de mudar de clube”, brincou.

Outro monstro sagrado se despediu com um gol, o atacante Filippo Inzaghi, de 38 anos, que marcou na vitória por 2 a 1 do Milan sobre o Novara, em San Siro, na sua 300ª e última partida com o clube ‘rossonero’.

No caso de Inzaghi, este gol foi o último da sua carreira, já que ‘Pippo’ anunciou na sexta-feira que iria pendurar as chuteiras no fim da temporada.

O holandês Clarence Seedorf, o volante Gennaro Gattuso e o zagueiro Alessandro Nesta também disputaram seu último jogo com a camisa do Milan.

Já a Udinese contou com o talento de outro veterano para se manter no pódio e garantir sua classificação para a fase preliminar da Liga dos Campeões, já que o atacante Antonio Di Natale, de 34 anos, abriu o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Catania, marcando seu 23º gol da temporada, três a menos que o artilheiro, o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Milan.

O time de Udine termina o campeonato com dois pontos de vantagem sobre a Lazio (4º), que terá que se contentar com a Liga Europa, apesar da sua vitória por 3 a 1 em casa diante da Inter de Milão (6º), assim como o Napoli (5º), que venceu o Siena (14º) por 2 a 1.

Em outra partida disputada neste domingo, o Genoa (17º) escapou do rebaixamento ao derrotar o Palermo (16º) por 2 a 0, condenando o Lecce (18º), que perdeu por 1 a 0 no campo do Chievo (10º) e disputará a Série B na próxima temporada junto com o Novara (19º) e o Cesena (20º).

— Resultados da 38ª última rodada do Campeonato Italiano:

– Domingo:

Juventus – Atalanta 3 – 1

Milan – Novara 2 – 1

Fiorentina – Cagliari 0 – 0

Parma – Bolonia 1 – 0

Cesena – Roma 2 – 3

Nápoles – Siena 2 – 1

Chievo – Lecce 1 – 0

Lazio – Inter 3 – 1

Génova – Palermo 2 – 0

Catania – Udinese 0 – 2

Classificação: