Justin Wilson vence etapa do Texas; Castroneves fica em sétimo

Muitas bandeiras amarelas e emoções marcaram a etapa do Texas da Fórmula Indy. Melhor para Justin Wilson, que viu o triunfo cair em seu colo. Foi a terceira vitória do piloto da Dale Coyne na Fórmula Indy. Graham Rahal fechou a prova em segundo, com Ryan Briscoe logo atrás, na terceira colocação.
Entre os brasileiros, Helio Castroneves, da Team Penske cruzou a linha de chegada em sétimo e Tony Kanaan, da KV, terminou na 11posição. Rubinho Barrichello. Com problemas, sequer chegou a sair dos boxes.
A próxima etapa da Fórmula Indy será disputada no circuito oval de Milwaukee, no próximo final de semana.
A corrida – Na etapa do Texas, as emoções começaram logo antes de a corrida começar. E o bom desempenho de Rubens Barrichello na classificação, conseguindo um 13lugar no grid, de nada adiantou. Com problemas mecânicos, o brasileiro da KV sequer saiu dos boxes.
Nas primeiras voltas, Alex Tagliani, que conquistou a pole-position na sexta-feira, conseguiu manter a liderança. Mas a alegria do canadense durou somente até a volta 20, quando Scott Dixon, da Chip Ganassi, assumiu a ponta da corrida. Logo depois, Tagliani já estava em terceiro.
Na volta 30, foi a vez de a primeira bandeira amarela aparecer, após uma batida de Charlie Kimball na curva 4. Os pilotos aproveitaram para parar nos boxes. Na relargada, Dixon manteve a primeira posição e Graham Rahal veio logo atrás, em segundo.
Helio Castroneves, da Penske, vinha em décimo e Tony Kanaan, mesmo após problemas no bico, ficou em 15 .
Takuma Sato, da Rahal Letterman, vinha realizando uma boa prova. Largando em 20 , o japonês teve uma boa recuperação e chegou a estar na sexta posição na volta 50. Porém, 14 voltas mais tarde, o ex-piloto da Fórmula 1 jogou tudo por água abaixo e abandonou a prova após bater na saída da curva 2. Mais uma bandeira amarela.
Ryan Hunter-Reay, da Andretti, se encaminhou aos boxes com um problema mecânico e também foi obrigado a abandonar a prova, na volta 66.
A relargada aconteceu na volta 71. Tony Kanaan foi bem, logo ultrapassou seis oponentes e subiu para décimo.
Na volta 122, quando ocupava a terceira colocação, Kanaan fez a sua parada. Na volta, o piloto da KV manteve um bom ritmo na corrida e foi ganhando posições e, algumas voltas mais tarde, assumiu a quarta posição. O baiano começou a pressionar Ryan Briscoe, da Penske, que estava em terceiro.
Ernesto Viso, com problemas, encostou seu carro no lado da pista e foi o responsável por causar a terceira bandeira amarela na prova, com 129 voltas completadas.
Um momento crucial para a corrida aconteceu na volta 174. O então líder Scott Dixon, que vinha na ponta praticamente a corrida toda, bateu. O piloto da Chip Ganassi, que vinha tendo problemas no carro e foi diminuindo o ritmo, derrapou e colidiu na curva 4. Bandeira amarela.
Na relargada, Helio Castroneves, que já vinha bem, continuou em excelente forma e chegou a assumir a segunda posição, na volta 195. Porém, o piloto brasileiro piorou na corrida e logo caiu para quinto.
Nesse momento, Graham Rahal já havia ultrapassado Ryan Briscoe e assumido a ponta.
Na última volta, Graham Rahal ficou para trás e a vitória veio para Justin Wilson, da Dale Coyne. Ryan Briscoe veio logo atrás dos dois, em terceiro.
Confira a classificação da etapa do Texas da Fórmula Indy:
1.Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
2.Graham Rahal (EUA/Ganassi-Honda)
3.Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet)
4.James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
5.JR Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet)
6.Simon Pagenaud (FRA/Sam Schmidt-Honda)
7.Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
8.Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
9.Alex Tagliani (CAN/Bryan Herta-Honda)
10.James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda)
11.Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
12.Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
13.Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
14.Dario Franchitti (ESC/Ganassi-Honda)
15.Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet)
16.Mike Conway (ING/Foyt-Honda)
17.Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
Não terminaram
Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda)
Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet)
Oriol Serviá (ESP/Panther/DRR-Chevrolet)
Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
Takuma Sato (JAP/RLL-Honda)
Charlie Kimball (EUA/Ganassi-Honda)
Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet)
Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus)