Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Justiça ordena que Taça das Bolinhas deixe o Morumbi

Por AE

Rio – A 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro determinou nesta quinta-feira que a Taça das Bolinhas, como ficou conhecido o troféu de campeão brasileiro utilizado até 1992, seja retirada da sede do São Paulo e devolvida à Caixa Econômica Federal. O despacho autoriza até o uso de força policial para cumprir a decisão.

A Taça das Bolinhas teria sua posse definitiva concedida pela CBF ao primeiro clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Quando o Flamengo foi campeão em 1992, o troféu foi tirado de circulação e ficou guardado na sede da CEF até que houvesse uma definição sobre o polêmico título de 1987. O Fla se julga o campeão, a CBF reconhece o Sport.

Em 2010, a entidade máxima do futebol concedeu a Taça ao São Paulo depois que o clube conquistou seu quinto título nacional em 2007. Mas uma briga judicial entre são-paulinos e flamenguistas se arrasta desde então. O Flamengo conseguiu uma liminar no fim do ano passado, determinando a devolução do troféu à CEF. O São Paulo não cumpriu a determinação.