Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juninho Pernambucano é poupado e Vasco segue indefinido para a semi

O Vasco deu sequência, na manhã desta sexta-feira, à preparação para o clássico do próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Flamengo no Engenhão, pelas semifinais da Taça Rio. Na atividade comandada em São Januário, o técnico Cristóvão Borges não pôde contar com o meia Juninho Pernambucano, que foi preservado por conta do programa desenvolvido pelo clube para evitar que o veterano atleta sofra lesões. Com isso, o time que vai a campo continua sendo um mistério.

Quem esperava que o treino desta sexta-feira deixasse evidente a escalação se decepcionou. Cristóvão dividiu o grupo em duas partes. De um lado armou o sistema defensivo, setor que já se encontra definido para o duelo com o Flamengo. Sem poder contar com Dedé, que sofreu um edema ósseo na fíbula da perna esquerda, o treinador optou pela entrada de Rodolfo, que vai compor a dupla de zaga com Renato Silva.

O grande mistério, porém, está no meio-campo. Dos volantes, Rômulo é o único com escalação assegurada. Eduardo Costa e Fellipe Bastos, liderados após efeito suspensivo que neutralizou punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), estão no páreo. Porém, pelo que se tem visto de Cristóvão, o treinador pode ousar e armar a equipe com apenas um volante, no caso Rômulo.

No treino de quinta-feira, único coletivo da semana, Felipe, Juninho Pernambucano e Diego Souza treinaram no meio-campo. Nesta sexta-feira Allan ocupou na atividade tática o posto que teoricamente seria do Reizinho. Com Juninho ou com Allan, o time será mais ofensivo que o habitual.

Caso realmente decida pela escalação de Juninho Pernambucano ao lado de Felipe, o treinador do Vasco estará levantando uma polêmica sobre o desempenho do time com os dois veteranos no meio-de-campo. Há quem reclame que isso faz a equipe perder em combate, ainda mais que o Vasco atuaria com apenas um volante e em um momento que Dedé, principal zagueiro do time, está de fora.

Neste sábado o elenco participa de um trabalho recreativo e depois começa o período de concentração para o clássico. Com essa suposta dúvida no meio-de-campo, o esboço de time para domingo tem: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Juninho Pernambucano (Allan), Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Fora de campo a diretoria acertou a contratação do atacante Pipico, um dos destaques do Macaé na disputa do Campeonato Carioca. O jogador esteve em São Januário na tarde de quinta-feira para assinar contrato, mas não houve anúncio formal para não atrapalhar a preparação para o clássico contra o Flamengo. O clube também vem negociando com o meia Rondinelly, de 21 anos que se destaca pelo Vila Nova na disputa do Campeonato Goiano. Os dirigentes vascaínos não confirmam que já existe uma negociação em vigor e que o clube encontra a concorrência de outros gigantes do futebol brasileiro, como o Palmeiras e o Internacional.