Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Judoca Rafael Silva conquista bronze no Grand Prix de Qingdao

Neste domingo, o brasileiro Rafael Silva conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de Qingdao, na China, pela categoria mais de 100kg. A competição é válida pelo Circuito Mundial, que conta pontos para o ranking olímpico.

Foram três lutas até Rafael Silva alcançar o bronze. Na primeira oportunidade, o adversário foi o romeno Vladut Simionescu, que sofreu um ippon do brasileiro. A segunda luta foi contra o russo tricampeão mundial, Alexander Mikhaylin, e novamente Rafael venceu.

Entretanto, na semifinal, Rafael Silva perdeu por ippon para o bielorusso Ihar Makarau. A derrota não permitiu ao brasileiro disputar a final do torneio, mas foi o melhor resultado do Brasil neste domingo.

Com a conquista do terceiro lugar nesta etapa do Mundial, Rafael deve assumir a oitava colocação no ranking. No masculino, os 22 melhores na classificação vão a Londres para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A modalidade feminina seleciona apenas as 14 primeiras atletas.

A medalha de bronze encerra a participação brasileira no último evento do ano de judô válido para a lista olímpica. Os pontos serão computados até abril do próximo ano. As competições que contam pontos para Londres são Campeonatos Mundiais, Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

Os outros judocas que representaram o Brasil, não chegaram sequer à disputa do terceiro lugar. Entraram no tatame também neste domingo Tiago Camilo e Hugo Pessanha, pela categoria 90kg, Luciano Corrêa e Leonardo Leite, pela disputa dos 100kg, além de Daniel Hernandes, na mesma categoria de Rafael Silva.