Clique e assine a partir de 9,90/mês

Judoca Maria Portela ganha bronze na Copa do Mundo em Budapeste

Por Da Redação - 12 fev 2012, 16h02

A brasileira Maria Portela ficou com a medalha de bronze na categoria 70kg da Copa do Mundo de judô após vencer a alemã Iljana Marzok, neste domingo, em Budapeste, na Hungria. O resultado rendeu mais 40 pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ). A chinesa Fei Chen ficou com a medalha de ouro e a cubana Onix Cortes com a prata.

A trajetória da judoca gaúcha na competição começou com uma vitória por yoko sobre a norte-americana Kathleen Sell. Em seguida, Portela duelou com a francesa Karine Berger e venceu por wazari. Nas quartas de final, novo triunfo, diante da sul-coreana Ye-Sul Hwang, com um yoko.

No entanto, a cubana Onix Cortes acabou com a sequência da brasileira e impediu Portela de alcançar um lugar mais alto no pódio, aplicando um wazari que definiu a luta com a vitória de Cuba. Maria Portela ainda se recuperou na disputa pelo bronze e venceu por ippon a alemã Iljana Marzok em seu último confronto.

A medalha bronzeada deixou Maria Portela com 460 pontos no ranking e a 21colocação de acordo com a última atualização da FIJ. Apenas as primeiras 14 mulheres irão se classificar para os Jogos Olímpicos de Londres, neste ano.

Continua após a publicidade

Outra representante do Brasil que esteve no tatame em Budapeste neste domingo foi Mariana Silva. Pela categoria 63kg, ela perdeu na primeira rodada por ippon no confronto contra a holandesa Esther Stam. Entre os homens, que disputam a Copa do Mundo em Oberwart, na Áustria, Leonardo Leite foi o melhor, com a sétima colocação na categoria 100kg.

Publicidade