Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Judoca Maria Portela ganha bronze na Copa do Mundo em Budapeste

A brasileira Maria Portela ficou com a medalha de bronze na categoria 70kg da Copa do Mundo de judô após vencer a alemã Iljana Marzok, neste domingo, em Budapeste, na Hungria. O resultado rendeu mais 40 pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ). A chinesa Fei Chen ficou com a medalha de ouro e a cubana Onix Cortes com a prata.

A trajetória da judoca gaúcha na competição começou com uma vitória por yoko sobre a norte-americana Kathleen Sell. Em seguida, Portela duelou com a francesa Karine Berger e venceu por wazari. Nas quartas de final, novo triunfo, diante da sul-coreana Ye-Sul Hwang, com um yoko.

No entanto, a cubana Onix Cortes acabou com a sequência da brasileira e impediu Portela de alcançar um lugar mais alto no pódio, aplicando um wazari que definiu a luta com a vitória de Cuba. Maria Portela ainda se recuperou na disputa pelo bronze e venceu por ippon a alemã Iljana Marzok em seu último confronto.

A medalha bronzeada deixou Maria Portela com 460 pontos no ranking e a 21colocação de acordo com a última atualização da FIJ. Apenas as primeiras 14 mulheres irão se classificar para os Jogos Olímpicos de Londres, neste ano.

Outra representante do Brasil que esteve no tatame em Budapeste neste domingo foi Mariana Silva. Pela categoria 63kg, ela perdeu na primeira rodada por ippon no confronto contra a holandesa Esther Stam. Entre os homens, que disputam a Copa do Mundo em Oberwart, na Áustria, Leonardo Leite foi o melhor, com a sétima colocação na categoria 100kg.