Clique e assine com 88% de desconto

Judô brasileiro fica em primeiro no Campeonato Pan-Americano do Canadá

Seleção vai participar do Grand Prix de Zabreg, na Croácia, no próximo fim de semana com novos convocados

Por Da Redação - 27 abr 2015, 12h52
Equipe brasileira do judô, a melhor das 
Américas
Equipe brasileira do judô, a melhor das
Américas VEJA

O judô brasileiro é campeão das Américas. Disputando o Campeonato Pan-Americano de Edmonton, no Canadá, a equipe faturou 17 medalhas, nove de ouro, sete de prata e uma de bronze, e se sagrou campeão geral do torneio, que serve como preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, em julho. A seleção retorna ao Brasil nesta segunda-feira e se prepara para o Grand Prix de Zabreg, na Croácia, no próximo fim de semana, com Nathália Brigida (48 kg), Jéssica Pereira (52 kg), Tamires Crude (57 kg), Danielle Karla Oliveira (63 kg), Phelipe Pelim (60 kg), Luiz Revite (66 kg), Marcelo Contini (73 kg), Leandro Guilheiro (81 kg), Eduardo Bettoni (90 kg) e Rafael Buzacarini (100 kg) – atletas que não estiveram no Canadá.

Confira o Calendário Olímpico 2016

Rio-2016: projeção coloca Brasil na 8ª posição do quadro de medalhas

Orçamento da Rio-2016 sobe e chega a R$ 38,2 bilhões

Publicidade

Depois de ser superior nas disputas individuais no sábado, com 15 pódios, a seleção confirmou a hegemonia também nos duelos por equipe. Os atletas brasileiros venceram Cuba na final, enquanto no feminino canadenses venceram as brasileiras, que ficaram em segundo.

A equipe masculina foi formada por Charles Chibana (66 kg), Alex Pombo (73 kg), Victor Penalber (81 kg), Tiago Camilo (90 kg), Rafael Silva (acima de 100 kg) e David Moura (acima de 100 kg). Os atletas passaram pelo Peru e Canadá para chegar à final com Cuba, em que venceram por 4 a 1, com derrota de David Moura. No individual, os brasileiros faturaram cinco ouros e três pratas. A única categoria que não subiu ao pódio foi o peso meio-leve de Charles Chibana (66 kg).

BC lança segunda leva de moedas comemorativas da Olimpíada de 2016

Paris lança candidatura à Olimpíada de 2024 – por metade do valor da Rio-2016

Publicidade

Além disso, Felipe Kitadai foi eleito o Melhor Atleta Masculino do Pan-Americano. No individual de sábado, ele ficou com o ouro ao vencer todas as três lutas por ippon.

Na chave feminina, Érika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg) e Rochele Nunes (acima de 78 kg) eram as representantes nacionais. Elas passaram pelo Equador e disputaram a final com o Canadá, mas foram derrotadas por 3 a 2 de virada. Érika e Rafaela começaram vencendo, mas as donas da casa se impuseram e venceram as lutas contra Mariana, Barbara e Mayra.

Além da prata coletiva, as brasileiras conquistaram mais três ouros, três pratas e um bronze no individual. Todas as categorias subiram ao pódio, o que fez do Brasil ficar em primeiro lugar no quadro geral.

(Com agência Gazeta Press)

Publicidade