Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa

Escândalos de corrupção na entidade derrubaram o dirigente suíço após 17 anos. Ele convocou um congresso extraordinário que elegerá seu sucessor

O suíço Joseph Blatter renunciou à presidência da Fifa nesta terça-feira, quatro dias depois de ser eleito para seu quinto mandato. O escândalo de corrupção envolvendo uma série de dirigentes e empresários ligados à entidade foi o que motivou a decisão do dirigente de 79 anos. ”Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol, jogadores, clubes, que inspiram a vida no futebol. É por isso que eu vou convocar um congresso extraordinário e colocar minha função à disposição”, anunciou Blatter, na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

Leia também:

Jérôme Valcke teria movimentado 10 milhões de dólares em propina

Em Cuba, Pelé aprova reeleição de Blatter na Fifa

Suíça deve extraditar Marin por considerar provas ‘suficientes’

PF indicia ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira por quatro crimes

Blatter afirmou que se manterá no cargo até que um novo presidente seja eleito, em pleito que acontecerá entre dezembro deste ano e março de 2016 e será coordenado pelo suíço Domenico Scala, chefe do Comitê de Auditoria da Fifa. ”Agora estarei numa posição de focar em implementar ambiciosos protocolos de transparência e reformas para seguir o meu mandato”. No cargo desde 1998, Blatter adiantou que pretende reduzir o tempo de mandato dos dirigentes da Fifa. “Precisamos de limites para o mandato não apenas para o presidente, mas para todos os membros do Comitê Executivo.”

Blatter não teve seu nome citado nas investigações do governo dos Estados Unidos que prenderam sete dirigentes ligados à Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, na semana passada. Na última sexta, ele superou o príncipe da Jordânia, Ali Bin Al-Hussein, seu único opositor na eleição. Blatter recebeu 133 votos, contra 73 de Bin-Hussein, que, em seguida, desistiu de um segundo turno.

(da redação)