Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jornal diz que amigo de infância doaria parte do fígado a Abidal

A notícia de que o lateral esquerdo Eric Abidal precisará de um transplante de fígado nos próximos meses caiu como uma bomba no Barcelona e mobilizou pessoas ligadas ao futebol ao redor do mundo. A gravidade do caso chamou a atenção de um amigo de infância do francês, que teria se disponibilizado a doar parte de seu órgão para que o jogador continuasse sua luta contra o câncer.

Segundo o jornal ‘ABC’, o amigo de Abidal entrou em contato com o atleta e ofereceu ajuda para que o processo cirúrgico seja realizado com antecedência. O caso será levado a um júri, que analisará as reais intenções do doador e dará o aval para que o transplante seja efetuado.

Sem a ajuda de seu amigo, o jogador do Barcelona terá que esperar a chegada de um órgão compatível de uma pessoa já falecida para ser submetido à cirurgia. Apesar dos esforços médicos que vêm sendo feitos para sua recuperação completa, o francês dificilmente retornará aos gramados para defender o clube catalão.

‘É muito complicado. Asseguro que tudo correrá bem e que ele poderá fazer um esporte de alta exigência, mas o futebol é um jogo de contato, e uma das coisas que alguém deve evitar quando se realiza um transplante é que se produzam impactos traumáticos na área da cirurgia’, disse Rafael Matesanz, presidente do Comitê Nacional de Transplantes da Espanha, em entrevista ao jornal ‘Marca’.

No ano passado, Eric Abidal foi submetido a um procedimento cirúrgico para retirar um tumor do fígado e conseguiu se recuperar para disputar os torneios deste ano pelo Barcelona. O jogador deu uma série de entrevistas e chegou a posar com sua cicatriz à mostra para falar sobre sua superação no esporte.

Em seu retorno ao futebol, o lateral chegou a receber a faixa de campeão na final da Liga dos Campeões e ergueu a taça do torneio mais importante da Europa após a vitória sobre o Manchester United.