Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jornal: Barcelona cogita contratação de Alexandre Pato

Campeão europeu procura reservas de qualidade para Messi, Neymar e Suárez e estaria disposto a pagar 7 milhões de euros pelo brasileiro

O Barcelona está interessado em contratar um atacante e pode acabar resolvendo um problema para o Corinthians. Com a lesão do ídolo Lionel Messi, o campeão europeu viu a necessidade de contratar reservas de melhor qualidade para as vagas dos craques Neymar e Luis Suárez, que vêm se sentindo sobrecarregados. O clube catalão estava impedido de contratar na última janela de transferência devido a uma punição da Fifa e agora estuda diversas opções para janeiro. Uma delas seria o brasileiro Alexandre Pato, emprestado pelo Corinthians junto ao São Paulo, segundo informações do jornal espanhol Sport.

Leia também:

De olho na Europa, Pato é flagrado em jantar com Kia e Andrés

Mascherano admite ter sonegado quase R$ 6 milhões

Premiê da França quer Barcelona na liga francesa em caso de independência da Catalunha

Pato está na capa do jornal desta quinta-feira ao lado do holandês Dirk Kuyt, de 35 anos. Os dois estão sendo observados de perto pelo secretário técnico Robert Fernández, que procura atletas com o “perfil” do Barcelona e deve repassar suas melhores opções ao técnico Luis Enrique. Segundo a publicação, Kuyt leva vantagem na disputa: mesmo aos 35 anos, o jogador com boas passagens por Liverpool e seleção holandesa, vive boa fase no Feyenoord, clube de seu coração e onde desejava encerrar a carreira. Por sua “experiência, perfil combativo e faro de gol”, o jogador aparece como candidato a “novo Larsson”, em alusão ao jogador sueco que foi fundamental nas conquistas do Barcelona em 2006, pouco antes de sua aposentadoria.

Já Pato, que segundo o jornal se ofereceu para jogar no Barcelona, tem chances devido a sua recuperação no futebol brasileiro. O jornal destaca os 24 gols em 47 jogos do atacante pelo São Paulo, sua pouca idade (26 anos) e experiência na Europa, com o Milan. Seu retrospecto contra o Barcelona também pode ajudar: pela equipe italiana, Pato marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira, justamente contra no Camp Nou, em uma arrancada na Liga dos Campeões de 2012. Ele também venceu o Barcelona na final do Mundial de Clubes de 2006, pelo Inter, com apenas 17 anos. O Sport afirma que o clube estaria disposto a pagar 7 milhões de euros (cerca de 30 milhões de reais) por Pato. A oferta poderia agradar o Corinthians, que pagou cerca de 40 milhões pelo jogador em 2013, e já admitiu que pretende vendê-lo em janeiro.

No entanto, ainda segundo o Sport, as características de jogo de Pato não agradam ao técnico Luis Enrique. “Pato está muito acostumado a jogar pelo centro e não tanto pelas alas e seu futebol passa muito pela condução de bola. Disfruta do jogo com muitos espaços e não se sente cômodo em um futebol de troca de passes”, escreveu o jornal. Recentemente, Pato foi flagrado em um jantar com a diretoria do Corinthians e admitiu que suas chances de ficar no São Paulo são praticamente nulas, já que seu empréstimo termina em dezembro e o clube do Morumbi não está disposto a comprar seu passe. Recentemente, outro jornal de Barcelona, o Mundo Deportivo, revelou que Ricardo Oliveira, do Santos, estaria entre os interessados do time. Em entrevista ao SporTV, o artilheiro do Brasileirão disse que riu da especulação e não levou o caso a sério.

(da redação)