Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Jogos de Tóquio: COI anuncia alteração no lema olímpico e prega união

Mote passa a ser "Mais rápido, mais alto, mais forte - juntos", informou o presidente da entidade, Thomas Bach, horas antes do início da competição

Por Da Redação 20 jul 2021, 08h18

Horas antes da estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio com uma partida de softbol em Fukushima, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira, 20, a alteração de seu lema “Mais rápido, mais alto, mais forte” para incluir a palavra “juntos” no final. Trata-se de mais uma demonstração de que a entidade pretende fazer do evento no Japão um símbolo de reconstrução em meio à pandemia do novo coronavírus. 

“Temos de adaptar o lema aos nossos tempos”, disse o presidente Thomas Bach em reunião após a aprovação de uma emenda à Carta Olímpica, de acordo com a agência Reuters. O lema original,  Citius, Altius, Fortius, em latim, foi adotado pelo fundador dos jogos modernos, Pierre De Coubertin, no fim do século XIX. O lema agora será “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos” (Citius, Altius, Fortius – Communis, na versão latina).

  • “O esforço colaborativo está trazendo resultados melhores e mais rápidos do que trabalhar individualmente”, acrescentou Bach. “Este é um marco em nosso desenvolvimento e envia um sinal claro. Queremos colocar um foco especial na solidariedade. ” A cerimônia de abertura da 32ª edição dos Jogos, a primeira sem a presença de público, acontece na próxima sexta-feira, 23, às 8h (de Brasília).

    Continua após a publicidade
    Publicidade