Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jogadores da seleção são acusados de abuso sexual durante o Pan de Toronto

Lucas Piazon, ex-São Paulo, e Andrey, do Botafogo-SP, teriam abusado de garota de 21 anos durante os Jogos, há mais de três meses

Mais um caso de abuso sexual envolvendo atletas brasileiros foi denunciado nesta quinta-feira pelo Departamento de Polícia de Toronto, três meses após o encerramento dos Jogos Pan-Americanos na cidade canadense. O atacante Lucas Piazon, revelado no São Paulo e atualmente no Reading, da Inglaterra, e o goleiro Andrey, do Botafogo de Ribeirão Preto, foram formalmente acusados de abusar de uma mulher de 21 anos e são agora procurados pela polícia canadense. Ainda durante a competição, o goleiro da seleção brasileira de polo aquático, Thye Bezerra Matos, havia sido acusado do mesmo crime.

De acordo com o Departamento de Polícia de Toronto, Piazon e Andrey cometeram o abuso sexual no dia 25 de julho. A garota, que não teve o nome revelado, estava com uma amiga em uma casa noturna da cidade quando conheceu a dupla brasileira. Os jogadores, então, foram convidados para ir até a casa de uma delas, onde teriam cometido o assédio. “Eles socializaram com a vítima e acompanharam as duas mulheres a uma residência de Toronto. A vítima, assim que chegou em casa, foi dormir. Os dois entraram no quarto e abusaram sexualmente dela. Ela acordou e ambos deixaram a residência”, revelou a inspetora Joanna Beavens-Desjardins.

Leia também:

Pan-2015: goleiro do polo aquático é acusado de assédio sexual

COB inicia procedimento para defender atleta acusado de abuso sexual

No Canadá, entretanto, a legislação sobre este tema é diferente da brasileira, conforme faz questão de explicar a polícia. O termo abuso sexual (sexual assault, em inglês), pode se referir tanto a um estupro quanto a um beijo forçado.

Piazon foi formado no São Paulo e vendido ao Chelsea antes de estrear como profissional. Aos 21 anos, já passou por outros três clubes e atualmente defende o Reading, de Londres, na segunda divisão do Campeonato Inglês. Já o goleiro Andrey foi revelado pelo Botafogo do Rio e atuou como titular em quatro partidas do ano passado. Nesta temporada, ele é reserva do Botafogo de Ribeirão Preto na Série D do Brasileirão.

O suposto abuso sexual cometido pelos jogadores da seleção de futebol teria acontecido um dia depois de a polícia de Toronto pedir a prisão do goleiro da seleção brasileira de polo aquático Thye Bezerra Matos. O jogador brasileiro que disputou os Jogos de Pan-Americanos teria assediado uma garota canadense de 22 anos no dia 16 de julho, quanto a delegação do polo estava na cidade. O nome da vítima nunca foi revelado.

Quando a denúncia foi divulgada, Thye já estava em Kazan, na Rússia, para a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos, e rapidamente viajou de volta para o Brasil. Atleta do Paulistano, ele jogou normalmente a Liga Nacional, há cerca de um mês, e seu caso ainda aguarda julgamento.

O jogador Lucas Piazon durante partida do Chelsea O jogador Lucas Piazon durante partida do Chelsea

O jogador Lucas Piazon durante partida do Chelsea (/)

(com Estadão Conteúdo)