Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jogador desmaia em campo em jogo na Inglaterra

Partida entre Bolton e Tottenham foi interrompida após Fabrice Muamba, de 23 anos, ser levado ao hospital. Atleta corre sério risco de vida

O futebol inglês vive um drama neste sábado. O meio-campista congolês Fabrice Muamba, do Bolton, teve um mal súbito na partida diante do Tottenham, em Londres, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. De acordo com a imprensa inglesa, os médicos já o encontraram sem respirar. O incidente ocorreu por volta das 18h10 pelo horário local, 15h10 em Brasília, e horas depois o hospital confirmou que o estado de saúde do jogador é estável.

O jogador caiu desfalecido no gramado aos 41 minutos do primeiro tempo. Rapidamente, le foi cercado por companheiros e adversários, que perceberam que algo grave acontecia. Seis médicos entraram em campo e tentaram reanimar o jogador usando respiração boca a boca, massagem cardíaca e desfibriladores. O atendimento em campo durou cerca de dez minutos – só então Muamba foi retirado de maca e levado a um hospital. Enquanto isso, os torcedores dos dois times revezavam momentos de silêncio extremo com cânticos em homenagem ao jogador. Atletas dos times choravam e revezavam em campo. Em conversa com o trio de arbitragem, os dois capitães afirmaram que não havia mais condição de continuar a partida, motivo pela qual ela foi dada como suspensa, com o placar de 1 a 1.

Fabrice Muamba, de 23 anos, foi formado nas categorias de base do Arsenal, onde jogou até os 18 anos de idade. De lá seguiu para o Birmingham City, onde atuou por duas temporadas. Foi contratado pelo Bolton em 2008 e participou de praticamente todos os jogos da equipe no Campeonato Inglês. Mesmo natural da República Democrática do Congo, antigo Zaire, Muamba defendia a seleção inglesa, tendo inclusive participado como titular do último Campeonato Europeu Sub-21, no ano passado.

(Com Agência Estado)