Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jogador americano de futebol anuncia que é homossexual

David Testo, meia de 30 anos, diz que colegas de time sabem que ele é gay

“O esporte é um dos últimos lugares na sociedade a adaptar-se à homossexualidade”, lamentou ele

O americano David Testo, jogador que já disputou a Major League Soccer (MLS), a liga de futebol profissional dos Estados Unidos, revelou que é gay. A confissão de que é homossexual, algo raro para um atleta profissional nos EUA, foi feita em uma entrevista a uma emissora de rádio do Canadá, onde ele joga atualmente.

“Me arrependo de não ter anunciado publicamente antes. Lutei com isto por toda a minha, toda minha carreira. Viver a vida de um atleta profissional e ser gay é incrivelmente difícil. É como levar um segredo sempre consigo”, afirmou Testo. O americano disse que a família, amigos e os colegas de seu atual time, o Montreal Impact, já sabiam de sua orientação sexual.

Testo, meia de 30 anos que nasceu no estado americano da Carolina do Norte, disputou duas temporadas (2004 e 2005) pelo Columbus Crew antes de jogar pelo Vancouver Whitecaps, ambos da MLS. A liga profissional americana tem grandes nomes do futebol mundial, como David Beckham e Thierry Henry.

Atualmente, Testo joga na NASL, uma liga profissional de menor importância. Mesmo com a possibilidade de despertar uma polêmica com seu anúncio, ele espera retornar à MLS na próxima temporada. “O esporte é um dos últimos lugares na sociedade a adaptar-se à homossexualidade. Não é por falta de respeito. É por medo e ignorância”, disse o atleta.

(Com agência France-Presse)