Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japão anuncia técnico mexicano e Tite segue no mercado

Javier Aguirre assume cargo que foi de Alberto Zaccheroni na Copa

A Associação de Futebol do Japão (JFA, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira que o mexicano Javier Aguirre será o técnico da seleção japonesa. A chegada de Aguirre põe fim às especulações sobre a possível contratação do brasileiro Tite. O mexicano de 55 anos herdou o cargo deixado pelo italiano Alberto Zaccheroni, que dirigiu o time na última Copa do Mundo, na qual o país asiático foi eliminado na primeira fase com um empate e duas derrotas.

Leia também:

Mauro Silva não sabe o que vai fazer na seleção

Comissão técnica de Dunga terá Taffarel e Mauro Silva

Dunga chega na retranca: ‘Assumo culpa e estou pronto para receber críticas’

As apostas de Dunga, nem sempre vencedoras, na seleção

Em sua carreira, Aguirre levou o México às oitavas de final dos Mundiais de 2002 e 2010, e mais recentemente treinou o Espanyol na temporada passada do futebol europeu. O primeiro maior desafio de Aguirre no comando do Japão será a Copa da Ásia, marcada para acontecer em janeiro de 2015, na Austrália. Mas o foco principal de seu trabalho será a classificação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ele fará a estreia no comando da seleção japonesa em 5 de setembro, em amistoso contra o Uruguai, em Sapporo.

Logo após a Copa, a imprensa japonesa noticiou que Tite, entre outros treinadores, havia sido procurado pela federação japonesa. Ele também era um dos favoritos do público para assumir a seleção brasileira depois da saída de Luiz Felipe Scolari, mas viu Dunga ser o escolhido da CBF. Em sua primeira coletiva, na terça-feira, Dunga chegou a comentar sobre Tite, ao negar a uma jornalista japonesa que tivesse indicado o colega para a seleção asiática. Com isso, o ex-treinador do Corinthians segue no mercado, após sete meses sem clube.

Tite durante partida entre Corinthians e Vasco, válida pelo Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio do Pacaembu Tite durante partida entre Corinthians e Vasco, válida pelo Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio do Pacaembu

Tite durante partida entre Corinthians e Vasco, válida pelo Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio do Pacaembu (/)

(Com Estadão Conteúdo)