Itália e Espanha querem carimbar vaga para a Eurocopa

As seleções da Itália e da Espanha terão nesta terça-feira a oportunidade de seguir o exemplo da Alemanha, que já carimbou sua vaga para a Eurocopa de 2012 que será disputada na Polônia e na Ucrânia.
Os alemães, que disputarão nesta terça-feira um amistoso contra a coanfitriã Polônia, garantiram sua presença no torneio ao golear por 6 a 2 a Áustria na sexta-feira.
A Espanha, atual campeã europeia, lidera o grupo I com 100% de aproveitamento (cinco vitórias em cinco partidas) e só precisa de mais um triunfo sobre a fraca seleção de Liechtenstein para carimbar de vez a sua vaga diante da sua torcida, em Logroño.
Apesar da enorme diferença técnica entre as duas equipes, o técnico Vicente Del Bosque mostrou-se cauteloso, principalmente após o péssimo primeiro tempo de sua seleção no amistoso disputado contra o Chile na sexta-feira em Saint-Gallen, na Suíça. A Espanha chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas acabou vencendo a partida de virada por 3 a 2.
“Já expliquei aos meus jogadores que a equipe de Liechtenstein será certamente inferior à nossa, mas todos os adversários que encontramos estão muito motivados. Além disso, eles estão bem organizados e já causaram muitos problemas para a Lituânia”, afirmou o treinador na quinta-feira numa coletiva de imprensa.
Já a Itália encontra-se numa situação parecida, podendo carimbar seu passaporte para a Eurocopa se vencer sua próxima partida das eliminatórias, nesta terça-feira.
Porém, o adversário é mais difícil. Trata-se da Eslovênia, que como os italianos, participou da última Copa do Mudo na África do Sul, mas foi eliminada na primeira fase.
A “Squadra Azzurra” lidera o grupo C com 19 pontos (seis vitórias e um empate), à frente dos eslovenos, que ocupam a segunda posição com 11 pontos, a mesma pontuação da Sérvia, terceira por ter um saldo de gols inferior.
A Holanda que tem 100% de aproveitamento (sete vitórias em sete partidas), precisa de uma combinação improvável de resultados para garantir matematicamente sua presença para a competição europeia já nesta rodada.
Os holandeses vão ter que vencer fora de casa a Finlândia e torcer por uma derrota da Suécia diante de San Marino.
A combinação é praticamente impossível, já que San Marino acabou de sofrer uma goleada histórica na última sexta-feira, justamente para a Holanda.
No grupo G, a líder Inglaterra enfrenta os vizinhos do País de Gales e tentará ampliar sua vantagem de três pontos sobre o segundo colocado, Montenegro, que não joga nesta rodada.
Já a França, que está na ponta do grupo D, com três pontos a mais que a Bósnia, terá um jogo difícil, fora de casa contra a Romênia.