Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Invicto há cinco jogos, Santos quer manter o contra o Cruzeiro na Vila

Sem saber o que é perder há cinco jogos (vitórias sobre Bahia, Fluminense e Avaí, além de empates com São Paulo e Internacional), o Santos tem diante do Cruzeiro, neste sábado, a partir das 18 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, a oportunidade de confirmar o bom momento que vive e embalar de vez dentro do Campeonato Brasileiro.

Após um primeiro turno irregular, quando chegou a ocupar a zona de rebaixamento da competição, o Peixe vem se distanciando do grupo dos ameaçados de queda para a Série B e começa a pensar em atingir o topo da tabela.

Para isso, uma vitória sobre a Raposa, dentro de casa, é fundamental. Mas, para atingir esse objetivo, os santistas terão que superar uma série de desfalques para conquistar os três pontos em disputa com os mineiros, neste sábado.

Isto porque, o técnico Muricy Ramalho tem sete desfalques para este confronto. Sem poder contar com o lateral direito Pará, os volantes Arouca e Ibson, além dos meias Elano e Paulo Henrique Ganso, todos lesionados, o treinador também não terá à sua disposição o lateral direito Danilo e o volante Adriano, que receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Avaí, na última quarta-feira, na Ressacada, e cumprem suspensão nesta rodada.

‘Não tem como manter o time. Isso é coisa do Brasileirão. É jogo atrás de jogo e você não tem tempo para treinar e nem para recuperar os atletas. Vamos enfrentar um time forte. O Cruzeiro é sempre muito difícil, apesar de que eles também estão com desfalques. A grande dificuldade é essa, mas para os dois lados. No entanto, repito que o plantel deles é muito forte. Vai ser um jogo dificílimo’, analisou Muricy.

Porém, apesar de tantos desfalques, o comandante alvinegro ainda recebeu duas boas notícias para o duelo com os cruzeirenses. Além do retorno do zagueiro Durval, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo contra o Avaí, o volante Henrique se recuperou de uma entorse sem rupturas no joelho esquerdo e está confirmado entre os titulares de sua equipe.

Nas demais posições, Crystian é o mais cotado para atuar na lateral direita, mesmo com a improvisação do zagueiro Bruno Aguiar sendo uma das alternativas de Muricy Ramalho. No meio-campo, o jovem Anderson Carvalho deve iniciar a partida como titular ao lado de Henrique. Na vaga de Ganso, Alan Kardec deve ser escalado novamente, alterando o esquema tático santista para o 4-3-3, com Neymar e Borges sendo os seus companheiros de ataque.

No lugar de Elano, outro jogador revelado nas categorias de base do Santos, Felipe Anderson, deve receber uma oportunidade como titular contra a Raposa.

Autor do gol que resultou no triunfo sobre os catarinenses, no meio de semana, o jovem meia espera aproveitar a chance e agradar o exigente Muricy. ‘Espero fazer o meu melhor e ajudar a equipe. O Muricy sempre fala para eu ir mais para a área, entrar pelo lado direito e usar a minha velocidade. Vou procurar fazer isso, pois se ele está pedindo é porque tem tudo para dar certo. Espero que isso dê bons resultados para o time e que sirva também para eu poder crescer na minha carreira’, destacou Felipe Anderson.

Já no Cruzeiro, o técnico Emerson Ávila, que busca a sua primeira vitória no comando técnico do time, terá que apostar mais uma vez nos garotos da base. Isso porque, o treinador não poderá contar com os volantes Marquinhos Paraná e Charles e com o atacante Keirrison.

Charles e Keirrison, que estavam no Santos, não poderão enfrentar o time paulista por força de contrato. Já Marquinhos Paraná, que atuou improvisado na lateral direita contra o Fluminense, recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática.

Além dos três jogadores, os mineiros ainda contam com uma série de desfalques por ordem médica. O goleiro Fábio, os Laterais Vitor e Diego Renan, o zagueiro Victorino e os atacantes Wellington Paulista e Wallyson também estão fora do duelo deste sábado. Em compensação, o meia Gilberto e o atacante Ortigoza, que se recuperou de uma contusão na coxa direita, voltam a equipe celeste.

‘Mesmo que os meninos não estejam à vontade para jogar, a oportunidade não escolhe o momento para eles atuarem. É no aperto que tem que ir se soltando, acostumando com o profissional. De qualquer forma, eles já estão treinando com a gente há bastante tempo. É claro que jogar em um estádio cheio, contra uma equipe do porte do Fluminense e agora de um Santos, é um pouco complicado para eles, mas, vai ter que ser na marra’, comentou Ávila.FICHA TÉCNICA

SANTOS X CRUZEIRO

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 10 de setembro de 2011, sábado

Horário: 18 horas (horário de Brasília)

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Asp. Fifa-AL)

Assistentes: Thiago Gomes Brigido (Asp. Fifa-CE) e Pedro Santos de Araújo (AL)

SANTOS: Rafael; Crystian (Bruno Aguiar), Edu Dracena, Durval e Léo; Henrique, Anderson Carvalho e Felipe Anderson; Neymar, Alan Kardec e Borges

Técnico: Muricy Ramalho

CRUZEIRO: Rafael; Leandro Guerreiro, Léo, Naldo e Everton; Fabrício, Gilberto, Roger e Montillo; Ortigoza e Bobô

Técnico: Emerson Ávila