Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Interino, Milton Cruz completa oitava partida invicta no São Paulo

Milton Cruz aparece à frente do São Paulo em momentos ruins no clube, logo depois da demissão de algum treinador. Como o time teve cinco comandantes nos últimos três anos, o coordenador técnico tem atuado bastante interinamente, e com sucesso: sua última derrota ocorreu em 25 de fevereiro de 2010.

O revés aconteceu diante do Once Caldas, na Colômbia, por 2 a 1, pela Libertadores de dois anos atrás. Naquele momento, Milton Cruz substituía Ricardo Gomes, que tinha ficado no Brasil em recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, o interino comandou a equipe em oito jogos, com cinco vitórias e três empates.

‘Não lembrava da última vez, não. Mas agradeço a confiança da diretoria e de todos os funcionários do clube, que torcem por mim e querem que eu vença. Isso é importante. Não foi uma vitória só minha, ou dos jogadores, mas também de todos que estão no clube’, comentou o coordenador técnico após bater o Cruzeiro por 3 a 2 no sábado.

A sequência invicta de Milton teve triunfo por 5 a 1 sobre o Monte Azul, 0 a 0 diante do Oeste e do Atlético-PR, todos em 2010, 2 a 1 contra o Cruzeiro, 3 a 0 na casa do Inter, 1 a 0 contra o Libertad e 0 a 0 contra o Coritiba, os quatro em 2011, e o triunfo do último fim de semana sobre o Cruzeiro.

O aproveitamento neste período sem vitórias é de 75% de conquista dos pontos disputados. O número melhorou o que, antes, era um desempenho ruim. Foram 11 períodos de Milton Cruz sozinho como interino, com 17 jogos. No total, foram sete vitórias, seis empates e quatro derrotas – 52,9% de aproveitamento.

O ex-atacante também tem como fator positivo sua parceria com o então preparador de goleiros Roberto Rojas quando, em 2003, levou o Tricolor à Libertadores. Independentemente disso, o coordenador técnico não deseja ser efetivado na função de treinador, e a diretoria também não aceita que ele fique tão exposto. Deste forma, números à parte, existe pressa na contratação do substituto de Emerson Leão.