Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Iniesta é eleito o melhor jogador da Euro após título espanhol

O meia Andrés Iniesta, do Barcelona, recebeu nesta segunda-feira o título de melhor jogador da Eurocopa-2012, torneio o qual conquistou neste domingo. Com isso, o jogador mantém a hegemonia da Fúria nesta categoria já que, na Euro-2008, também vencida pelos espanhóis, o melhor jogador escolhido foi Xavi, também do Barça.

Na final, realizada no último domingo, a equipe do técnico Vicente Del Bosque conseguiu realizar grande atuação ao golear a Itália, por 4 a 0. Mais do que o título, o resultado atestou a hegemonia do time, uma vez que, nos últimos quatro anos, a equipe venceu duas vezes a Euro, além de uma Copa do Mundo, em 2010.

Esta superioridade se mostrou, também, na escolha do melhor elenco da competição. Dos 23 jogadores selecionados, dez deles são da seleção espanhola, que foi a primeira equipe na história a somar dois títulos consecutivos na Eurocopa. Pirlo, tido como favorito para levar o título dado a Iniesta, não conseguiu destaque na decisão e fez parte apenas do melhor elenco.Veja a lista dos 23 jogadores escolhidos para a seleção do torneio:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Itália), Iker Casillas (Espanha) e Manuel Neuer (Alemanha)

Defensores: Gerard Piqué (Espanha), Fábio Coentrão (Portugal), Philipp Lahm (Alemanha), Pepe (Portugal), Sergio Ramos (Espanha), Jordi Alba (Espanha)

Meio-campistas: Daniele de Rossi (Itália), Steven Gerrard (Inglaterra), Xavi Hernández (Espanha), Andrés Iniesta (Espanha), Sami Khedira (Alemanha), Sergio Busquets (Espanha), Mesut Özil (Alemanha), Andrea Pirlo (Itália), Xabi Alonso (Espanha)

Atacantes: Mario Balotelli (Itália), Cesc Fàbregas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Zlatan Ibrahimovi? (Suécia), David Silva (Espanha)